Quem não entende tanto sobre o assunto pode achar que a gestão de um restaurante é tarefa fácil e que pode ser desempenhada sem especialidades técnicas e conhecimento prático, mas quem lida com isso no dia a dia sabe que não funciona assim.
Um item que alia técnica à prática é o giro de mesa, termo nem sempre conhecido, mesmo por alguns diretores, gestores e proprietários de restaurantes, mas que deve ser colocado como um dos detalhes mais importantes, já que influencia diretamente no faturamento e no sucesso do estabelecimento.
Vamos entender qual é a definição deste termo e como ele pode ser aplicado para otimizar a experiência ofertada por seu estabelecimento.
O que é giro de mesa?
Como o nome pode denotar, é a capacidade de atender a diferentes clientes em uma mesma mesa, o que também pode ser chamado de giro de salão.
Este é um fator que influencia diretamente no sucesso do restaurante, pois se o giro de mesa não for suficientemente grande, o desempenho do estabelecimento pode ser prejudicado, ao passo que um giro rápido demais também pode ser o indicativo de uma situação desagradável para os clientes.
É preciso ter sabedoria e jogo de cintura para lidar com a situação, pois, quando ela for controlada, a tendência é que os resultados do negócio sejam os melhores possíveis, o que, consequentemente, é uma séria mostra do sucesso do restaurante.
Como otimizar o giro de mesa?
Não é necessário (e nem saudável) ser extremo com nenhum dos pontos, como ter exclusivamente clientes que fiquem por horas à mesa ou aqueles que se sentam apenas por poucos minutos. O equilíbrio é imprescindível neste quesito.
Algumas estratégias simples e práticas que podem ser adotadas para tal finalidade são as seguintes:
- Tenha mesas de diferentes tipos: Algumas pessoas são apressadas e outras querem aproveitar o tempo. Isso significa que o ideal é mesclar locais de consumo rápido, como banquetas em um balcão, com outras ideais para experiências mais demoradas, como mesas compartilhadas com assentos confortáveis. Assim, todos serão bem atendidos.
- A quantidade do público é fundamental: Quem vai almoçar ou jantar sozinho pode optar por uma banqueta individual, enquanto quem vai em casal pode ficar em uma mesa para dois lugares, ao passo que grandes grupos demandam mesas maiores e mais cadeiras. Prepare o espaço para conseguir atender bem a todos.
- Treine os garçons: Diferentemente do que se pode (de forma errada) pensar, os garçons não apenas têm como atribuição levar os pratos aos clientes, mas também atuam como verdadeiros vendedores. Treiná-los é essencial para que possam distinguir a situação do estabelecimento e, assim, ajudar no giro de mesa.
- Invista em diferentes opções nos cardápios: Isso não quer dizer que o restaurante precise ter dois cardápios (o que também é válido, diga-se de passagem), mas sim ter opções que podem ser preparadas e servidas mais rapidamente e outras que demoram um tempo maior, o que estará diretamente relacionado aos perfis dos clientes que visitam o local.
- Seja sutil, mas eficiente: Recolher os pratos e copos depois de usados ajuda a fazer com que os clientes peçam mais pratos e bebidas ou agilizem a solicitação da conta. Oferecer uma xícara de café depois disso é outra mensagem sutil para que os clientes peçam a conta. Invista nesses detalhes e veja como o giro será otimizado.
Ao aplicar essas dicas em conjunto com bons cardápios, o resultado será uma otimização notável no giro de salão, o que também tende a melhorar o faturamento obtido.
Onde encontrar os melhores cardápios?
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