Montar um cardápio de couro com bebidas pode trazer diversas dúvidas, afinal, são inúmeras opções e a escolha certamente influenciará na forma como os clientes veem o estabelecimento.
Uma primeira dica importante é optar pela separação dos cardápios de bebidas de acordo com os tipos de drinks que são ofertados.
A carta de vinhos, por exemplo, costuma ser apresentada à parte do restante do menu, e isso condiz com a identidade visual que o restaurante quer transmitir.
De toda forma, o cardápio deve ser simples, claro e de fácil manuseio.
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Mas, afinal, como montar cardápio de bebidas?
Comece aos poucos
Para um estabelecimento que ainda não é especializado em drinks, o mais recomendável é começar por um cardápio de bebidas enxuto. Procure oferecer opções mais tradicionais e que costumam ter boa aceitação do público.
Isso trará mais clareza, tanto para o consumidor, que não se sentirá perdido perante uma infinidade de opções, quanto para o restaurante, que se manterá organizado, principalmente nesse começo.
Primeira impressão é a que fica
Os drinks devem ter uma boa apresentação, a começar pelo cardápio. As versões de cardápio de couro, por exemplo, são ótimas para causar uma boa primeira impressão nos clientes. Além disso, é importante fornecer fotos dos coquetéis no menu e dividi-los por categorias, para que as opções não fiquem embaralhadas e causem cansaço visual.
Ofereça drinks mais tradicionais
Começar um cardápio de bebidas pelos clássicos é uma boa forma de consolidar esse novo formato de apresentação de coquetéis para o bar ou restaurante, principalmente se você ainda está começando no segmento.
Opções tradicionais, que são mais conhecidas pelo público e que costumam ter boa saída, podem ser a porta de entrada para o cardápio de bebidas. Drinks como Gim Tônica, Moscow Mule, Caipirinha, Mojito e Dry Martini são alguns dos que fazem sucesso e merecem destaque.
Incorpore novos drinks aos poucos
Começar pelo básico é uma boa forma de introduzir o cardápio de bebidas, porém, com o passar do tempo, é possível adicionar receitas autorais ou mais elaboradas ao menu, com o intuito de criar um diferencial que chame atenção no mercado.
Ofereça bebidas de diferentes tipos
Uma outra opção para incrementar o cardápio de bebidas é oferecer mais de uma opção dentro de um mesmo tipo de drink. Por exemplo: caipirinha de uva, maracujá, melancia, limão, entre outras.
Ainda que uma parte do público tenda a apreciar mais as bebidas em sua versão original, a maioria das pessoas gosta de experimentar algo diferenciado, inclusive quanto à qualidade do ingrediente, tornando possível oferecer um mesmo drink feito com dois tipos diferentes de vodca, por exemplo, sendo um deles mais refinado.
Otimize a experiência do cliente com o cardápio de bebidas
O consumo de bebidas alcoólicas, na maioria das vezes, faz parte da experiência do cliente em um bar ou restaurante. Por isso, é muito importante investir em um bom cardápio de bebidas para trazer um diferencial competitivo à casa.
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