Por ser um tipo de estabelecimento comum no Brasil, restaurantes orientais devem renovar suas estratégias de marketing regularmente a fim de trazer diferenciais aos clientes e, consequentemente, destacar-se frente à concorrência. Sendo assim, é fundamental buscar soluções e novas formas de inovar nos pratos e na temática do local, bem como em ações de Marketing Digital.
Neste artigo, você será introduzido ao universo da culinária oriental e entenderá por onde começar a investir no seu marketing, como se apresentar aos consumidores e a importância de um cardápio personalizado. Com essas práticas, será possível aumentar sua autoridade e o seu faturamento.
Como investir em Marketing Digital para restaurantes orientais
Os amantes da culinária oriental, em sua maioria, também são adeptos do consumo de sushis, sashimis, rolls, temakis, entre outros pratos, em casa. Por isso, é essencial que o seu restaurante tenha presença digital, a fim de oferecer o que os consumidores procuram a qualquer hora do dia. Desde cardápios online, apresentação do estabelecimento e horários de funcionamento até novidades e promoções, todas essas informações podem e devem ser encontradas com facilidade na internet.
Em primeiro lugar, seu restaurante deve contar com um site totalmente responsivo, isso é, que se adeque tanto ao desktop quanto aos smartphones, oferecendo uma experiência positiva aos navegantes. Além disso, é preciso criar páginas oficiais no Facebook e Instagram, nas quais serão compartilhados alguns conteúdos regularmente, seja sobre os pratos disponíveis para pedidos, bastidores de preparação ou dicas e ofertas semanais, além de ser possível anunciar seus produtos e serviços nas plataformas de acordo com o seu orçamento.
Outras ferramentas também são válidas para uso e acompanhamento dos clientes, como avaliações no Google e em sites de terceiros, bem como compartilhamento de publicações no Google Meu Negócio. Ter uma base de contatos também é fundamental, já que possibilita o disparo de e-mails marketing para todos os consumidores, além de mensagens por WhatsApp e SMS com promoções para fidelizar os clientes.
Como se apresentar aos consumidores
Para que sobressaia no mercado, o público precisa conhecer o seu restaurante. Desse modo, invista em uma identidade visual adequada à temática do segmento e torne-a atrativa aos que ainda não o conhecem, afinal, muitas vezes, a primeira impressão é a que fica.
No entanto, não basta ser bonito visualmente e oferecer um serviço que deixa a desejar, por isso, a temática do local, decoração, seleção de funcionários e fornecedores é muito importante para o sucesso do seu estabelecimento. Apresente-se da maneira pela qual você gostaria de ser atendido em um restaurante de sua escolha.
Além disso, por se tratar de uma culinária, majoritariamente, à base de peixe cru, é muito importante tranquilizar seus consumidores quanto às medidas de higienização no ambiente de trabalho, seleção de ingredientes de qualidade e modo de preparo. Dessa forma, o seu público saberá que pode confiar no seu serviço e, certamente, irá indicá-lo a terceiros, aumentando sua base de clientes de maneira orgânica.
A importância de um cardápio personalizado
Um restaurante oriental possui uma cartela de pratos, petiscos, combinados e opções individuais extensa, logo, o cliente precisa contar com uma visualização clara e objetiva para realizar o seu pedido com praticidade. Nesse sentido, a criação de cardápios de qualidade, com um design sofisticado e atrativo, pode otimizar a comunicação do restaurante, melhorando, inclusive, o seu atendimento.
A Menuart é uma empresa pioneira na criação de cardápio personalizado, visto que disponibiliza variadas opções de menus para restaurantes, oferecendo um toque especial à exposição de pratos da culinária oriental, bem como para outros tipos de estabelecimentos.
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