Como deixar meu cliente satisfeito e fidelizá-lo?

A satisfação dos clientes de um restaurante é um dos pontos mais importantes de sua visita. Caso ele saia satisfeito, é provável que volte e até mesmo convide outras pessoas a conhecerem o local. Mas a recíproca também se aplica e a insatisfação pode fazer com que ele não volte mais – ou demore a fazê-lo.

Com isso, os restaurantes iniciam uma trajetória pela satisfação de seus clientes, embora nem sempre saibam exatamente como chegar a esse ponto, o que pode prejudicar a continuidade de suas operações a curto, médio e longo prazo.

Saiba o que pode ser feito para que os clientes saiam felizes de seu estabelecimento e tenham uma boa opinião sobre ele, o que tende a resultar em muito sucesso na empresa!

Como fazer os clientes ficarem satisfeitos em um restaurante?

Não existe uma receita definitiva para isso, mas as seguintes dicas podem ajudar a aumentar os níveis de satisfação de todos os clientes que passarem por seu restaurante:

Preze por um atendimento de excelência

Quando se pensa em um restaurante, é imediato pensar na comida, mas não é apenas isso que influencia na satisfação dos clientes. O atendimento também é essencial, podendo, inclusive, ser mais importante do que a comida em certos casos.

A equipe deve ser formada por profissionais da mais alta qualidade, dos cozinheiros aos atendentes e garçons, de modo que os clientes se sintam bem com a forma com a qual são atendidos.

Além de um bom atendimento, os clientes perceberão que houve um cuidado por parte do restaurante para que isso fosse possível, o que também é um ponto positivo.

Compre bons alimentos

Existem alternativas para se economizar em um restaurante, como aproveitar promoções e ofertas de supermercados, atacadistas e distribuidores, mas elas jamais devem incluir a compra de alimentos de baixa qualidade ou procedência duvidosa.

Os temperos, acompanhamentos e receitas podem variar entre os restaurantes, o que é normal, mas, no que tange à qualidade, esta sempre deve ser mantida em alto nível, o que fará os clientes se sentirem satisfeitos.

Existe a opção de procurar outras marcas que também sejam reconhecidas por sua alta qualidade, seja para experimentar ou mesmo para conseguir economizar, mas nunca opte por produtos de qualificação duvidosa.

Invista em ofertas e promoções

Os descontos em estabelecimentos do ramo alimentício são cada vez mais comuns hoje em dia. É possível observar esse fenômeno em lanchonetes, restaurantes, bares e afins, seja com cupons de desconto em papel ou mesmo promoções através dos meios digitais.

A concessão de descontos pode ser feita diretamente em seu restaurante, seja fisicamente, seja através das mídias digitais, o que certamente aumentará a satisfação do cliente por permitir que ele gaste menos e ainda tenha comida e serviço de alta qualidade.

Outra alternativa é o oferecimento de pacotes mensais ou refeições gratuitas depois de uma determinada quantidade adquirida pelos clientes. Com isso, é possível proporcionar uma economia importante aos consumidores sem que o orçamento do estabelecimento seja tão afetado.

Renove-se constantemente

Não é preciso fazer mudanças bruscas com constância, como alterar todos os pratos servidos ou atualizar o tema do restaurante, mas é importante investir em algumas iniciativas novas para atrair os clientes.

É possível, por exemplo, colocar novidades no cardápio a cada dois ou três meses, adotar novas tecnologias, como pagamentos através de dispositivos móveis (via NFC, disponibilizado nas máquinas de cartão de crédito) ou outras novidades que julgar interessante.

É importante não ficar parado, já que quando o restaurante mostra seus esforços para se atualizar e oferecer novidades, isso é recebido de maneira positiva pelos clientes, que percebem sua preocupação.

Fidelize os clientes do seu restaurante!

Ao colocar as dicas citadas em prática, você poderá perceber como os clientes do seu restaurante ficarão mais felizes e satisfeitos, o que, por sua vez, implica um maior índice de fidelização.

Isso é muito positivo para o sucesso do estabelecimento, já que clientes que são fidelizados tendem a voltar sempre e trazer mais pessoas para conhecer o local, o que por sua vez pode ajudar no faturamento e no sucesso do empreendimento.

A Menuart é uma empresa que pode ajudar seu restaurante nesse processo, já que é especializada no desenvolvimento de vários tipos de cardápio, sempre personalizados de acordo com as necessidades dos clientes, com materiais de alta qualidade e um design impecável, resultando em um material gráfico indispensável.

Veja mais: Cardápio de Bistro | Cardápio de Madeira | Carta de vinhos

Precisa de ajuda?