O plano de negócios é um documento fundamental para todos os estabelecimentos, não importa qual seja o seu porte ou segmento, e o mesmo se aplica aos restaurantes, que também devem contar com ele.
Porém, por ser bastante complexo, nem todos sabem como elaborar esse documento, e deixar de fazê-lo pode trazer sérias consequências para o estabelecimento, principalmente a médio e longo prazo.
Vamos saber o que deve ser feito para conseguir elaborar o plano de negócios e quais são as principais vantagens proporcionadas por ele.
Como elaborar um plano de marketing?
Coloque as seguintes etapas em prática e veja como essa decisão tende a trazer ótimos resultados!
Considere os 4 P’s do marketing
Há quatro detalhes essenciais conhecido como os P’s do marketing, o que pode ser usado em seu plano de negócios. Eles são os seguintes:
Produto: defina qual será o produto ou serviço oferecido. Você pode optar por uma churrascaria, um restaurante de alimentos orgânicos ou uma cantina italiana, por exemplo. Defina o que deseja e explique com riqueza de detalhes.
Preço: a média de valores a ser cobrada pelo estabelecimento. Uma boa ideia é ver o que é praticado por outros restaurantes da mesma culinária, o que ajudará a ter uma noção mais assertiva para a precificação. Aqui, cabe definir o público a ser atendido, o que também interfere nos preços.
Praça: a área onde o restaurante funcionará. Isso influenciará na execução de ações de marketing e também nos preços cobrados, que devem estar de acordo com o poder aquisitivo médio das pessoas que moram na região.
Promoção: aqui, o sentido não é de redução de preços, mas, sim, de promover o estabelecimento. Fotos de alimentos, anúncios nas redes sociais, presença em aplicativos de mensagens e de delivery de comida e até mesmo anúncios em jornais e revistas locais podem ser estratégias interessantes.
Análise da concorrência
A etapa é importante para saber como os demais restaurantes se comportam. Não pense ou utilize isso como uma oportunidade de plágio, mas de conhecimento sobre o que as outras empresas oferecem. Assim, você não será pego de surpresa no mercado.
Plano financeiro
O dinheiro é fundamental para que o plano de marketing do restaurante dê certo. Planeje o investimento inicial, o capital de giro, a reserva financeira e o retorno sobre o investimento, de modo a evitar problemas financeiros em seu estabelecimento.
Análise de fornecedores
Pesquise quais são os melhores fornecedores para cada insumo, de modo que o custo-benefício seja positivo. Assim, será possível economizar mesmo sem abrir mão da mais alta qualidade naquilo que é oferecido aos clientes.
Plano operacional
Defina o seu horário de funcionamento, forma de atendimento ao cliente (delivery, rodízio, à la carte), capacidade de produção, rotinas administrativas e quantidade de funcionários. Com isso, você terá uma direção a seguir.
Missão, visão e valores
Respectivamente, elas representam a razão do negócio existir, qual é sua meta de longo prazo e no que o restaurante acredita. Isso passa o perfil que a empresa tem para os seus clientes.
Elabore o seu plano de negócios!
Pode dar um pouco de trabalho colocar essas etapas em prática, mas a partir do momento em que isso for feito, o resultado será visível na produtividade, eficiência e saúde financeira do estabelecimento.
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