11 5588-3262 / 2924-1151 / 5021-3399
Rua Onze de Fevereiro, 256 São Paulo/SP
(11) 9.4084-6551

Veja como contratar o melhor chef para o seu restaurante

Menuart: Excelência em CardápioBlogVeja como contratar o melhor chef para o seu restaurante

A contratação de funcionários certos para trabalhar em um estabelecimento é algo essencial, sendo uma das primeiras coisas a se fazer, se há um foco no sucesso da empresa. 

Um empreendedor precisa dar atenção ao chef que deseja contratar e necessita ter em mente que isso não é uma tarefa tão fácil quanto parece, pois o chef é quem vai coordenar a equipe e liderar como as ações do restaurante vão acontecer. O sucesso da produção depende da capacidade e do bom desempenho desse profissional, de forma individual e coletiva. 

O chef, além de ser responsável pela criação dos pratos, também é responsável por cuidar do andamento da cozinha como um todo. Ele vai conduzir todo o pessoal, orientando sobre o que uma precisa fazer e conduzindo o trabalho. 

A importância do chef de cozinha para o restaurante 

Como já falamos anteriormente, o chef de cozinha possui o papel de comandar toda a equipe de cozinheiros, além de realizar o planejamento de cada detalhe dos pratos e as demais coisas que compõem o cardápio.

Tendo em vista essas responsabilidades importantes, esse profissional passou a ser cada vez mais procurado no mercado. Isso porque com esse profissional presente no restaurante, é possível ter um nível maior de organização, rapidez na preparação dos pratos, qualidade e padronização de tudo o que é servido pelo restaurante (bebidas e pratos). 

Ao dispor de um chef, o serviço prestado no restaurante se destaca, sendo superior aos demais locais que não contam com um bom chef. Isso aumenta a satisfação do cliente, devido à melhora do serviço, resultando em mais lucro para o negócio.

Como contratar um chef de cozinha para o seu restaurante?

 

Indicações 

O boca a boca funciona bem nessas horas. Pedir indicações sobre esse profissional para pessoas do ramo e que já tenham trabalhado com isso, pode resultar em bons candidatos para a vaga. Quando temos a experiencia de outras pessoas com o candidato, o auxílio é maior na hora da contratação.

Anuncie a vaga 

Mesmo pedindo indicações, não deixe de fazer o anúncio da vaga, seja por meio de sites de empregos ou no site do próprio restaurante. Coloque na descrição da vaga tudo o que você espera desse profissional, e o horário de funcionamento do estabelecimento. Deixe claro o perfil de profissional que você procura. 

Faça uma análise o currículo 

Independentemente se o profissional foi indicado ou não, realizar a avaliação do currículo do chef de cozinha é muito importante. Para saber quais foram suas experiências anteriores, se foram em locais reconhecidos e qual é sua formação profissional.

Se possível, procure entrar em contato com os estabelecimentos nos quais o profissional já trabalhou para saber mais sobre sua atuação. Essa medida facilita o entendimento sobre as habilidades do chef, já que o cargo é bastante prático.

Faça testes práticos: degustação 

É importante experimentar o que o profissional sabe fazer, especialmente os que são especialistas no estilo de comida oferecido em seu restaurante. Os chefs, geralmente, possuem marcas registradas, como o tempero que usam com frequência em seus pratos. Fica como responsabilidade do empreendedor notar se o profissional se encaixa no estilo do restaurante, e se ele conseguirá atender à demanda daquele local. 

O teste prático será justamente para ver se o profissional possui os requisitos desejáveis para o local e para a função estabelecida. Assim como saborear os pratos e se são do estilo do restaurante. 

Perfil de líder 

Sempre vá em busca de um chef que também saiba atuar como um líder, pois ele será responsável por toda gestão e organização da cozinha. Por esse motivo, ele deve saber ensinar e liderar o pessoal, para que todos consigam trabalhar no seu ritmo. 

Tenha o melhor para o seu cardápio, com a Menuart 

A Menuart é uma empresa que produz cardápios para variados estabelecimentos, sejam eles restaurantes, bares, hotéis etc. É pioneira em seu segmento de fabricação de cardápios para pequenas e grandes marcas.

Acesse o site, confira as opções oferecidas e veja a que mais se encaixa para o seu negócio!

Chat