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Veja como a curva ABC pode ajudar o controle de estoque do seu restaurante

Menuart: Excelência em CardápioBlogVeja como a curva ABC pode ajudar o controle de estoque do seu restaurante

Ter um controle de estoque funcional é fundamental para o bom andamento do restaurante. Por isso, utilizar algumas técnicas para garantir que o estoque esteja bem organizado e controlado é essencial.

Entre tantas formas de fazer esse controle, existe a curva ABC. Esse tipo de controle permite ao gestor ter amplo conhecimento do que exatamente existe em seu estoque. Assim, consegue ter uma maior visão de oportunidades de vendas e também de lucro.

Se você deseja ter um melhor controle do estoque de seu restaurante, esse conteúdo irá lhe apresentar a forma mais eficiente para isso. Separamos informações completas a respeito da curva ABC para lhe proporcionar o melhor em relação ao seu estabelecimento.

Entenda exatamente o que é curva ABC

Para saber como fazer esse tipo de controle, é fundamental entender o que é a curva ABC.

Essa é uma das técnicas mais utilizadas para controle e organização de estoque em todo o mundo. A curva ABC tem como objetivo classificar os produtos de acordo com o seu nível de importância para o estabelecimento.

A classificação desses produtos é feita de acordo com os valores de custos de cada um, valores de estoque, preço de venda e lucratividade. No caso de restaurantes, é fundamental fazer uma classificação por volume e vendas, pois os produtos tendem a ter um prazo menor de validade e precisam ser utilizados com mais rapidez.

Por esse motivo a curva ABC é fundamental para o controle de estoque do restaurante. Ela irá fazer um ranqueamento dos produtos e mostrar quais exatamente são mais utilizados e precisam ser adquiridos com maior frequência.

Para ficar ainda mais claro, veja exemplos de produtos da curva A, curva B e curva C:

  • Curva A: produtos mais relevantes e que precisam de uma atenção maior. Em porcentagem, os produtos da curva A representam 20% de tudo e 80% de retorno do valor investido.
  • Curva B: produtos que demandam uma atenção média, pois representam um total de 15% dos itens e 30% de armazenamento.
  • Curva C: produtos com menor prioridade, representam um total de 50% de estoque, porém, apenas 5% de retorno do valor investido.

Porque utilizar o método curva ABC no estoque do seu restaurante?

Com esse método de controle, será mais fácil ter certeza dos produtos que há em seu estoque e, assim, será possível evitar gastos desnecessários com produtos e ingredientes que não trazem nenhum tipo de retorno financeiro para o estabelecimento.

Dessa forma, as chances de adquirir um prejuízo a longo prazo será menor do que quando não utilizado esse método de controle de estoque.

Mesmo com um estoque já pronto, é possível organizá-lo com o método de curva ABC. Ao perceber quais produtos não são tão utilizados, é possível criar algum prato que leve esse ingrediente e fazer uma promoção para não perdê-lo, por exemplo.

Além disso, por meio da curva ABC, é possível ter mais precisão no momento de repor a mercadoria, já que os produtos de curva A são os que têm mais saídas e os produtos de curva B e C não necessitam de tanta reposição.

Por intermédio desse método, é possível obter resultados positivos em relação ao estoque de seu restaurante. Também, de acordo com esse controle, será mais fácil saber como montar o menu ideal para apresentar aos seus clientes. Com essa informação, será fundamental montar um cardápio bem feito, completo e prático para deixar os clientes cientes de todos os pratos e bebidas que são servidos em seu estabelecimento.

Para isso, conte com a Menuart, uma empresa especializada na produção de cardápio para restaurantes, bares, hotéis e muito mais.

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