A gestão de um restaurante passa por uma série de atividades, as quais precisam ser realizadas da maneira correta para que apresentem bons resultados, e a parte financeira merece um destaque especial, já que influencia diretamente no sucesso do estabelecimento.
Por mais que não seja obrigatório ser um grande especialista na área, é importante saber quais são os pontos mais importantes dessa gestão para que o restaurante possa crescer no mercado de maneira contínua e estável.
Vamos aprender mais sobre a parte financeira na organização e sobre a administração de um restaurante e quais são os pontos principais a se analisar para obter resultados bastante satisfatórios.
Quão importante é ter uma boa gestão financeira em restaurantes?
É muito importante ter uma boa gestão financeira em restaurantes. Afinal de contas, o sucesso das finanças caminha junto com a manutenção do restaurante no mercado, então não há como deixar essa questão sem um acompanhamento de perto.
Esse é um assunto que pode trazer algumas complicações para os donos de restaurantes, principalmente àqueles que estão nessa situação pela primeira vez, mas é fundamental aprender mais sobre ela para conseguir tocar o empreendimento com sucesso.
Tal gestão envolve aquisição e recebimento de mercadorias, controle e organização de estoque, pagamento de fornecedores, controle de conta bancária e vários outros assuntos relacionados às finanças, o que mostra sua importância para o funcionamento da empresa.
Como ter uma boa gestão financeira?
As seguintes dicas podem ajudar nesse processo:
Tenha um fluxo de caixa perfeitamente organizado
O nome pode soar estranho, mas, na verdade, fluxo de caixa nada mais é do que o dinheiro que entra e sai do restaurante, o que precisa ser acompanhado com total atenção para não resultar em problemas.
Esse é um dos pontos essenciais de qualquer planejamento financeiro, embora alguns gestores ainda não o realizem adequadamente. Quando não se sabe o montante de dinheiro que é movimentado e qual é a sua finalidade, a organização fica seriamente prejudicada.
Tenha controle total das entradas e saídas, seja em uma planilha, um caderno, um software de gestão de restaurantes ou o que você preferir. Esse é o primeiro passo para uma gestão financeira responsável.
Calcule o retorno sobre o investimento
Também conhecido como ROI, esse é um dos cálculos mais importantes no que tange ao setor financeiro, o qual permite saber quanto o gestor está tendo de lucro.
Para isso, é necessário subtrair o valor investido do que foi gasto. Então, pegue o resultado desse cálculo e divida pelo investimento. Por fim, para que o resultado seja expresso em porcentagem, multiplique-o por 100.
Por exemplo, se o investimento foi de R$ 80 mil e o retorno tiver sido de R$ 120 mil, a conta ficará assim:
(120-80) / 80 = 40 / 80 = 0,5 = 50%
Nesse caso, o ROI foi de 50%. Basta aplicar a fórmula para os números que tiver em seu restaurante.
Melhore a gestão financeira cada vez mais!
Os dois pontos citados são como pilares do assunto e podem ajudar a introduzir os gestores nesse universo, que pode melhorar a cada dia, para que os resultados do restaurante também melhorem na mesma proporção.
Uma ótima forma de investimento para a obtenção de retorno é o oferecimento de cardápios de alta qualidade, que não apenas apresentem boas opções como também sejam desenvolvidos com toda a atenção que um material de comunicação visual precisa ter.
Para isso, conte com a Menuart, que é uma empresa especializada na confecção de cardápios para restaurantes, bares, hotéis, lanchonetes e outros estabelecimentos, com design e execução profissionais.
Veja mais: Cardápio de cafeteria | Porta guardanapo personalizado | Como fazer cardápio