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Tudo que você precisa saber para ter um estabelecimento bem receptivo

MenuartBlogTudo que você precisa saber para ter um estabelecimento bem receptivo

Em um estabelecimento comercial, não é apenas a qualidade dos produtos e serviços oferecidos que conta, mas também a receptividade demonstrada pelos colaboradores, de modo que os clientes se sintam bastante acolhidos.

Essa é uma característica indispensável para estabelecimentos de quaisquer portes e segmentos, mas você sabe como desenvolver esse senso receptivo e confortável para os colaboradores? Conhece as dicas e técnicas que devem ser aplicadas?

Para sanar essas dúvidas, separamos as sugestões que você precisa saber, se quer ter um estabelecimento cuja receptividade seja percebida pelos clientes no momento em que eles se aproximam. Assim, sua satisfação e fidelização serão consequências!

Como fazer da receptividade uma marca registrada do estabelecimento?

Ao colocar essas dicas em prática, depois de algum tempo de treinamento e adaptação, o resultado poderá ser notado no conforto e nas preferências que os clientes demonstrarão!

Mantenha uma comunicação amigável

Ser recebido com um bom dia, boa tarde ou boa noite, um sorriso no rosto e uma atitude solícita já faz toda a diferença. Logo, tudo o que envolver a comunicação do estabelecimento deve ser feito de maneira amistosa.

Desde a pessoa que recebe o cliente até aquela que o atende e faz a cobrança pelos produtos ou serviços precisam deixar claro que estão abertos a qualquer tipo de comunicação, seja para tirar uma dúvida ou para conversar sobre um assunto do cotidiano. Quando isso é trabalhado diariamente, os clientes se sentirão bem quando estiverem ali dentro, o que, por consequência, faz com que eles tenham vontade de voltar e, ainda por cima, trazer mais pessoas para conhecê-lo.

No caso de um restaurante, por exemplo, ter um cardápio cuja comunicação foi pensada de modo a ser a mais agradável possível pode fazer a diferença no pedido do cliente, bem como na sensação que ele sente ao estar ali. Há vários elementos que podem ser incluídos nessa comunicação.

Preze pela alegria e pelo respeito

Você já deve ter ouvido aquele ditado que diz que a primeira impressão é a que fica, e ele é verdadeiro, o que pode ser comprovado com ainda mais facilidade quando se trata de um estabelecimento comercial.

Imagine que você vai tomar café da manhã em uma padaria pela primeira vez e o atendente lhe trata sem educação, paciência e cordialidade. É bem provável que você não queira mais voltar lá, pelo menos por um bom tempo, correto?

Pode ser que aquela pessoa seja carismática, atenciosa e educada, mas estava tendo um dia complicado e acabou agindo de maneira indelicada com o cliente, mas você não sabia disso e supôs que aquele era o padrão. Portanto, mesmo por um equívoco, as chances de retornar são irrisórias.

Faça o que for possível para atender os clientes com cordialidade e alegria, não apenas aqueles que visitam o local pela primeira vez, mas também os mais assíduos. Pode ser um pouco difícil, mas vale a pena.

Seja claro e direto na comunicação

Ainda no pensamento de que vários itens podem fazer parte da comunicação, é fundamental que ela seja clara e eficiente, de modo a não deixar dúvidas na cabeça do cliente e, assim, resultar em uma relação transparente.

O cardápio utilizado em um restaurante, bar ou lanchonete é um bom exemplo disso. Quando os itens estão minuciosamente descritos, com todas as informações que os clientes precisam saber, a sensação obtida é de que o estabelecimento está sendo sincero e direto, o que pesa positivamente na decisão.

Além disso, cartazes, placas, indicativos e até mesmo a comunicação verbal devem ser claras e não levantar ambiguidade e incerteza. Tome esse cuidado e veja como os clientes se sentirão mais confortáveis.

Preze pela receptividade em seu estabelecimento!

Da mesma forma que nós gostamos de entrar em um estabelecimento comercial e ser bem recebidos, isso também se aplica aos clientes. Portanto, tome todo o cuidado possível para transparecer uma imagem cordial, atenciosa e receptiva com a clientela.

A Menuart é pioneira no desenvolvimento de vários tipos de cardápio para bares, restaurantes, lanchonetes e afins, dos mais variados portes. Com mais de 20 anos de experiência, a empresa atua com máximo profissionalismo, de modo que os cardápios sejam meticulosamente planejados de acordo com as necessidades e preferências de cada cliente.

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