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Sendo realista: seus clientes voltam?

Menuart: Excelência em CardápioBlogSendo realista: seus clientes voltam?

Essa é uma questão que já deve ter passado pela sua mente. É bem provável que já tenha percebido que alguns clientes estão quase todos os dias no salão do restaurante ou na praça de alimentação, enquanto outros fazem apenas visitas pontuais ou até deixam de voltar.

Você sabe qual é o motivo que leva isso a acontecer? Já parou para pensar o que impacta a consideração dos clientes para que eles se sintam compelidos a voltar ou que não tenham esse desejo?

Nós separamos alguns pontos que podem servir para melhorar a fidelização e, assim, fazer com que o restaurante tenha um público cada vez mais fiel, que também atuará como verdadeiros embaixadores de sua marca.

O que fazer para que os clientes voltem sempre?

Aplique as seguintes dicas e veja como, com o passar do tempo, a fidelização será algo bastante notório:

  • Conheça seu público profundamente. É essencial saber o máximo de informações possíveis sobre seu cliente. Aqui, cabe um conceito interessante utilizado no marketing, que é o da persona. Desenvolva um perfil real, com nome, idade e o máximo possível de informações sobre os clientes que são o alvo do seu estabelecimento, de estado civil a salário. Assim, cada iniciativa poderá ser planejada com maior assertividade.
  • Invista na excelência dos alimentos. É evidente que a qualidade dos alimentos impacta diretamente a avaliação dos clientes. Além de ter cardápios com boas opções, a execução deve ser magnífica para que o resultado seja positivo.
  • Ofereça cardápios personalizados para hábitos e preferências alimentares. Hoje em dia, é comum se deparar com diferentes hábitos alimentares, como vegetarianismo, veganismo, low carb e afins. Vale a pena oferecer opções que se adaptem a esses e outros públicos, já que a oferta nesse quesito ainda é bem menor do que poderia ser.
  • Considere um bom preço, mas agregue valor ao negócio. É preciso ter preços competitivos em relação a outros estabelecimentos com propostas semelhantes, mas isso não pode fazer com que você se esqueça de agregar valor aos produtos e serviços oferecidos. Afinal de contas, tudo que é bom tem um preço que deve ser justo para as duas partes envolvidas.
  • Pense em programas de fidelidade. Ao oferecer promoções como “almoce 10 vezes e ganhe um almoço grátis”, é possível fidelizar um grande número de clientes, além de fazer com que eles sintam o desejo de voltar e experimentar outros itens do cardápio para que obtenham uma vantagem financeira. A cada vez que ele retornar, o estabelecimento também ganha muito com isso.
  • Ofereça benefícios em troca de indicações. O marketing de afiliados é uma grande tendência atualmente, que também pode ser utilizado em seu negócio, ao menos em sua essência. Pense em uma estratégia de controlar clientes que indicaram outras pessoas e remunere-as com sobremesas, bebidas ou descontos em suas próximas visitas. Assim, todos saem ganhando.

A Menuart é especializada no desenvolvimento de cardápios personalizados e pode ajudar na retenção de seus clientes por meio do oferecimento de materiais gráficos de ótima qualidade, voltados especialmente ao que seu público deseja. A empresa atende a restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis e outros estabelecimentos, seja qual for seu porte ou segmento.

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