Saiba como motivar sua equipe de garçons e funcionários do restaurante

Uma equipe bem motivada, em qualquer que seja a empresa e segmento, é fundamental para que as atividades sejam feitas com o máximo de qualidade e desempenho. Quando se trata de um estabelecimento como restaurantes, essa motivação é ainda mais importante, pois os funcionários lidam diretamente com os clientes, transmitindo a eles sua satisfação ou insatisfação com as condições a que está sujeito em seu ambiente de trabalho.

Obviamente, para ter um sucesso estrondoso em vendas e reconhecimento pelo serviço oferecido no restaurante, a opinião do cliente é fundamental, pois somente por meio dessa clientela é que se tornará possível que o negócio alavanque.

Servir uma boa comida, bebidas excelentes, um ambiente bem higienizado e organizado, além de bem decorado, são detalhes fundamentais para o sucesso do estabelecimento e para a fidelização do cliente. Contudo, se todos esses requisitos estiverem presentes, sendo aplicados, e a equipe esteja desmotivada, ou não saiba atender bem o cliente, de nada irá adiantar todo o esforço.

Por isso, separamos diversos pontos importantes para que você, como líder e gestor do negócio, saiba como motivar os seus funcionários a estarem sempre prontos para atender todos os clientes de forma eficiente e com um serviço de qualidade.

Faça treinamentos periodicamente

Para que os funcionários saibam a forma correta de atender os clientes em seu restaurante, promova treinamentos com periodicidade. Dessa forma, sempre que eles estiverem em atendimento, não será necessário que o gestor e líder fique preocupado se está tudo bem em relação à qualidade do atendimento.

Além disso, é fundamental que, antes de partir para os atendimentos, o funcionário tenha um treinamento ainda mais profundo para entender como funciona o serviço nesse restaurante, levando em conta que esse atendimento pode variar de um estabelecimento para o outro.

Outra vantagem de promover treinamentos é garantir a liberdade dos garçons para realizar o atendimento, pois não será necessário que o seu líder vigie a todo momento o seu trabalho, o gestor torna-se confiante que tudo está indo bem.

Seja justo em relação às gorjetas

Algo que incentiva bem um funcionário, sem dúvidas, é a sua valorização financeira. Uma forma de garantir essa valorização é sendo justo com o valor das gorjetas recebidas.

Normalmente, os restaurantes colocam uma taxa de 10% em cima do valor da conta de cada cliente, entregando esse valor ao funcionário, mesmo que seja maior que esses 10% por opção do cliente. Além de ser um bom reforço no salário, ele irá perceber que o restaurante valoriza o trabalho e o respeita por isso.

Seja justo em relação às escalas

O trabalho de funcionários de estabelecimentos como restaurantes é um tanto quanto cansativo pelo motivo de não ter finais de semanas disponíveis para descansar. Por esse motivo, fazer uma organização de escala justa é essencial para manter os funcionários bem motivados.

Para isso, faça uma análise de quantos funcionários estão disponíveis para determinados dias e horários e, assim, eles não ficarão sobrecarregados. Além disso, fazendo essa organização, a equipe poderá analisar os dias e se precisarem pedir saída poderão fazer isso com antecedência.

Motive também os seus clientes

Além de garantir a motivação de sua equipe, é essencial cativar também a motivação dos clientes. Esse processo pode começar pelo encantamento com o atendimento, qualidade da comida e das bebidas e até mesmo com o restaurante como um todo.

Entre todos os detalhes que um bom restaurante deve se atentar, está o cardápio. Este precisa ter uma boa apresentação, ser fácil de entender e deve ser funcional. Para garantir o melhor cardápio para o seu restaurante, entre no site da Menuart e veja todas as opções, modelos e até mesmo trabalhos já feitos.

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