É fundamental que uma empresa ofereça bons produtos e serviços, mas você já parou para pensar na importância da comunicação com o cliente? Afinal de contas, é ela que o fará saber sobre o que está disponível, bem como mostrará o cuidado que a empresa tem com a clientela e a sua importância.
No que tange à comunicação, é imprescindível que se saiba como aplicá-la aos clientes, não apenas para que eles compreendam sobre o que está sendo dito, mas, sim, para que obtenham a melhor experiência possível e, dentro de algum tempo, se tornem verdadeiros defensores da empresa.
Conheça boas dicas para tornar ainda mais eficaz a comunicação com seus clientes e veja como isso trará resultados ainda melhores ao seu negócio!
Como ter uma comunicação exemplar com os clientes?
Aplique essas dicas, sugestões e técnicas em seu dia a dia e comprove o poder que o atendimento possui para os clientes!
Seja compreensível na comunicação
A eficácia de uma mensagem só pode ser comprovada se a pessoa que a receber entender sobre o que está sendo dito. Em outras palavras, comunique-se com um vocabulário que seus clientes podem entender.
Se você tiver um restaurante mais rebuscado e requintado, é recomendável adotar uma linguagem mais rebuscada, de acordo com os clientes que o visitam. Por outro lado, se for uma lanchonete, é indicada uma linguagem mais leve e simples.
Estude seus clientes e desenvolva uma comunicação que se encaixe exatamente naquilo que pode agradá-los.
Saiba lidar com os problemas
Por mais que se busque ter uma qualidade ímpar no atendimento, todos estão sujeitos a ter problemas, desde um prato que não foi entregue exatamente conforme a descrição nos cardápios até uma conta cobrada incorretamente.
Sempre que isso (ou qualquer outro problema) acontecer, mantenha a calma e lide com o cliente de uma maneira transparente, pacífica e ponderada, de modo que os ânimos não se exaltem e, assim, a solução seja tranquila.
Seja direto com o cliente quando a situação exigir, mas nunca abandone o respeito e a cordialidade. Assim, ainda que o cliente estivesse descontente, ele perceberá o cuidado e a atenção com os quais foi tratado.
Recorra à tecnologia
Alguns recursos existem há anos e ainda mantêm seu papel impecável em um estabelecimento, como os cardápios e as cartas de vinhos para os restaurantes, mas outras soluções surgiram com os avanços da tecnologia e devem ser incorporadas pelo estabelecimento.
As redes sociais são um bom exemplo disso. Ali, você pode comunicar ofertas e promoções aos clientes, bem como divulgar os cardápios diários para que a clientela já saiba o que será servido antes mesmo de entrar.
Use mensageiros, como WhatsApp e Messenger, para avisar sobre promoções e descontos, além de postar fotos dos pratos nas redes sociais. Assim, a marca se fará presente nas mídias sociais e ferramentas de comunicação, o que será recebido de bom grado pelos clientes.
Preze por uma comunicação maravilhosa com os clientes!
Ao investir todos os esforços possíveis na comunicação com a clientela, o resultado tende a ser um estabelecimento de muito mais sucesso, em que os clientes atuais se mantêm e os novos se sentem compelidos a voltar mais vezes, além de divulgá-los gratuitamente a outras pessoas.
Veja os pontos mais importantes da visão de todo cliente
Para uma comunicação visual impecável, conte com os cardápios desenvolvidos pela Menuart. A empresa tem mais de 20 anos de experiência no mercado e atende a restaurantes, hotéis, lanchonetes, bares e afins de todos os portes, sempre prezando por soluções eficientes e com design planejado exclusivamente para cada necessidade, de modo que a experiência seja a melhor possível.
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