Restaurante japonês: estratégias de otimização

Os restaurantes japoneses são estabelecimentos com uma culinária especial, bastante apreciada pelos brasileiros. Com opções que vão dos tradicionais sushi e sashimi a outras “abrasileiradas”, como temakis de sabores diferentes e hot rolls, eles têm tudo para alcançar o sucesso.

Porém, por alguns detalhes em termos de gestão, organização e preparação, pode ser que seus resultados não venham sendo tão positivos quanto se deseja, o que pode prejudicar o faturamento e a lucratividade a curto, médio e longo prazo.
Se você deseja saber o que fazer para otimizar os resultados obtidos, saiba que veio ao lugar certo! Confira nossas dicas e esteja alguns passos mais próximo do tão desejado (e merecido) sucesso.

Como melhorar os resultados de um restaurante japonês?

Tal objetivo demanda investimentos financeiros e de tempo, bem como seus esforços, mas tenha certeza de que tudo é para um bem maior, que é o sucesso do seu negócio!

Trabalhe apenas com ingredientes frescos e de ótima qualidade

Como a culinária japonesa tem vários pratos que são consumidos crus, especialmente os peixes, é de suma importância que os ingredientes sejam de ótima procedência, mesmo que isso demande um maior investimento, já que não está apenas relacionado à satisfação dos clientes como também com sua saúde e segurança.

Tenha uma equipe especializada

O atendimento prestado por todos os colaboradores é um detalhe fundamental, dos caixas aos profissionais da cozinha. Isso se aplica ainda mais intensamente aos restaurantes japoneses, tendo em vista que o domínio da teoria e da prática por parte dos sushimen influencia diretamente no sabor e na aparência dos alimentos e, por consequência, na experiência dos clientes.

Invista em pratos tradicionais…

A culinária japonesa tem uma série de preparações autênticas e tradicionais. Se você deseja ter sucesso em seu estabelecimento, tenha receitas historicamente conhecidas, como sushi, sashimi, yakimono, nabemono, gohanmono e afins, que servirão perfeitamente aqueles que têm gostos mais clássicos.

… mas também em releituras

A dica anterior, porém, não significa que não se possa ousar e pensar em pratos diferentes, como temakis de sabores diferentes, hot rolls e outras preparações que fogem do tradicional, mas que continuam sendo super saborosas.

Faça do delivery uma realidade

Hoje em dia, com tantas oportunidades de delivery, estar fora deles é uma decisão que pode custar caro para o seu negócio. Seja por meio de uma equipe de motoboys própria, pela contratação de terceirizados ou de plataformas que oferecem tais profissionais, vale a pena investir nesta grande tendência da atualidade.

Tenha muito cuidado com o cardápio

Os cardápios não são apenas um papel em que aparecem os pratos servidos, mas, sim, um elemento de comunicação visual super importante para a continuidade do negócio. Pense em uma comunicação visual atrativa e que combine com a culinária japonesa, além de opções diferenciadas e que possam fazer a diferença, como ter um cardápio em japonês para os nativos, o que também mostrará o respeito que se tem com a cultura e as tradições do Japão.

Seja em restaurantes novos ou que já existem há um bom tempo, de maior ou menor porte, que atuam apenas localmente ou também com delivery, estratégias de otimização sempre são válidas para melhorar sua qualidade e, consequentemente, seus resultados financeiros a curto, médio e longo prazo.

A Menuart é perfeita para desenvolver o cardápio do seu negócio. Com mais de 20 anos de experiência, a empresa tem uma equipe especializada em comunicação visual para restaurantes, bares, lanchonetes e afins, prezando pela máxima qualidade em todas as etapas, de modo que seus clientes tenham cardápios que sejam informativos, superem as expectativas e agradem aos clientes.

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