cardápio digital

Restaurante caseiro: as melhores estratégias

Muitas pessoas fazem refeições fora de casa todos os dias e, não coincidentemente, a maioria delas opta por comidas caseiras. O mercado da alimentação fora do lar é um dos que mais cresce no país e, por isso, muitos empreendedores enxergam nele a possibilidade de aliar um talento a uma forma de ganhar dinheiro. 

Saber cozinhar bem, entretanto, não é o único requisito para ter um restaurante de sucesso. Como qualquer empreendimento, um estabelecimento alimentício também requer muita organização e estratégia. 

Neste texto, você encontrará informações importantes para o planejamento e gestão desse tipo de negócio. 

Como montar um restaurante caseiro? 

Mesmo que você pretenda abrir um restaurante de pequeno porte, a organização é a chave para o sucesso. Existem alguns pontos a serem observados no primeiro momento, dentre eles, o controle do orçamento e a delimitação do seu tipo de público são os mais importantes, mas não são os únicos. Entenda melhor abaixo. 

Prepare os documentos necessários

O primeiro passo é formalizar o seu negócio, abrindo sua própria empresa e CNPJ. Restaurantes seguem uma série de normas extras, reguladas pela vigilância sanitária. Essas normas variam de cidade para cidade, portanto, contate a prefeitura do seu local de residência para se informar melhor sobre as regras vigentes. 

Alguns dos documentos necessários são: 

– Alvará de funcionamento;

– Auto de vistoria do corpo de bombeiros;

– Cadastro municipal de vigilância em saúde;

– Registros de compra dos alimentos;

– CNPJ;

– Documentos que variam de acordo com cada cidade.

Estude seus concorrentes 

Podem existir, na sua região, outros restaurantes do mesmo tipo, portanto, entenda quais são os serviços que eles oferecem, quais preços eles praticam e quais são suas especialidades. Procure sempre oferecer um diferencial a fim de atrair a atenção de seus potenciais clientes. 

Atenção ao seu estoque e fornecedores

Ter variados contatos de fornecedores vai garantir que você sempre pague o mínimo possível pelos seus ingredientes, portanto, informe-se bem antes de fechar parceria com determinado fornecedor. 

Como a maioria das matérias primas do cardápio é perecível ou tem um prazo de validade curto, compras em grandes quantidades podem gerar prejuízo. Por outro lado, compras em quantidades reduzidas podem ser tão ruins quanto, deixando seu estabelecimento sujeito à falta de itens do cardápio. Balancear a quantidade de suprimentos em estoque de acordo com o consumo médio é o ideal a ser feito para estabelecimentos desse gênero.

Invista em um cardápio de qualidade 

Já a respeito de cardápios, tenha em mente que esses itens são importantíssimos para a comunicação do seu restaurante com o cliente, assim como a coesão geral da identidade visual de seu estabelecimento. 

Tão importante quanto os itens que serão servidos, um cardápio caprichado e bem organizado também é parte do marketing do seu negócio. Portanto, confie a produção do item a profissionais qualificados. 

Uma boa opção, principalmente se você pretende começar com um delivery, é um cardápio digital. Esse modelo oferece muita praticidade, tanto para você quanto para seu cliente. 

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