Qual a importância do controle de vendas de um restaurante?

Gerenciar um restaurante não está relacionado apenas à cozinha, aos pratos e ao atendimento ao cliente. Outras questões mais técnicas também são fundamentais, como é o caso do controle de vendas.

Embora nem sempre seja lembrado entre as características principais, esta é essencial e deve ser acompanhada de perto pelos gestores, diretores e proprietários, já que permite ter uma noção muito mais assertiva de como anda o negócio e o que pode ser feito para melhorá-lo.

Vamos aprender mais sobre o assunto e compreender, de maneira simples e prática, como colocar esse controle em prática.

Por que é necessário fazer o controle de vendas?

Porque te ajuda a entender o que realmente acontece e funciona naquele estabelecimento, de modo a otimizar suas estratégias a curto, médio e longo prazo.

É nítido que o cardápio de cada dia influencia no número de clientes e, consequentemente, no sucesso do restaurante, algo que nem sempre é lembrado, mas pode ser acompanhado pelo controle de vendas.

Por exemplo, quarta-feira e sábado são dois dias em que é tradicional servir feijoada. Por ser um prato bastante apreciado pelos brasileiros, o número de clientes pode aumentar nesses dias, o que, por sua vez, deve ser aproveitado em benefício do restaurante.

Uma alternativa interessante seria vender alguma sobremesa que combine com o cardápio ou servir um suco de laranja por preços especiais, por exemplo, de modo a resultar em experiências mais satisfatórias.

Outro ponto interessante é que certos pratos presentes no cardápio podem fazer mais sucesso do que outros, o que é praticamente impossível de se aferir sem um bom controle.

Ao perceber que o peixe à milanesa que é vendido em certos dias possui uma grande procura pelos clientes, por exemplo, ele pode ser incorporado como um prato fixo no cardápio, o que, por sua vez, aumentará o número de clientes e o faturamento do estabelecimento.

Como fazer o controle de vendas de um restaurante?

Há várias alternativas que podem ser escolhidas, mas uma que vale a pena ser ressaltada, principalmente nos dias de hoje, em que tecnologia e conectividade são assuntos tão inerentes ao nosso cotidiano, é o uso de um sistema informatizado para restaurantes.

Com várias opções disponíveis no mercado, elas permitem acompanhar não apenas o número de vendas, como também o faturamento, principais formas de pagamento, contas a pagar e a receber, despesas emergenciais e afins, tudo em interfaces simples e práticas.

Além disso, também é grande o número de opções que funcionam com auxílio do processamento em nuvem, ou seja, não é necessário ter um servidor dedicado para seu uso, o que ajuda a economizar no investimento e traz a praticidade e segurança de que você precisa.

Como vimos, o cardápio está diretamente relacionado à qualidade das vendas, o que se aplica não somente às opções escolhidas diariamente como também à própria qualidade com a qual este material gráfico foi confeccionado.

A Menuart é uma empresa pioneira no desenvolvimento de cardápio para restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis e afins, com excelência em todas as etapas, do planejamento ao desenvolvimento, para posicionar seu estabelecimento como referência e, assim, ajudar na competitividade, que cresce a cada dia que passa, de modo a trazer melhores resultados ao empreendimento.

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