Quais os atributos que levam um cliente a retornar?

A qualidade do atendimento é um dos pontos principais de um restaurante, lanchonete, bar ou outro estabelecimento do tipo. O objetivo é satisfazer todas as expectativas dos clientes e, além disso, fazer com que eles retornem mais vezes, mas qual é a fórmula para obter essa aprovação?

Há vários detalhes que contribuem para a decisão de que o cliente retorne, algumas vezes até acompanhado, o que a médio e longo prazo é a receita do sucesso para o seu restaurante. Aprender mais sobre esse assunto fará toda a diferença.

Aprenda o que deve ser empregado no estabelecimento para plantar no cliente a semente do desejo de voltar e saiba como isso pode ser usado a seu favor para ter uma clientela cada vez maior – e mais fiel!

Como fazer o cliente voltar ao estabelecimento?

Esse é um processo que consiste em várias etapas, as quais devem ser observadas com cautela por todos, desde o gerente até os cozinheiros e garçons. Alguns dos pontos principais são os seguintes:

Crie um relacionamento saudável com os clientes

É bem diferente chegar em um restaurante para almoçar e sair satisfeito e chegar em outro onde todos lhe conhecem e tratam como um amigo. Certamente, a segunda experiência é mais agradável, e isso deve ser aplicado em seu estabelecimento.

Na primeira vez que vir qualquer cliente, adote uma comunicação empática, saudável e divertida, que faça com que ele se sinta bem. Caso ele retorne, demonstre que se lembra de sua presença e que ele é importante.

Uma boa estratégia para ajudar nessa memorização e, ao mesmo tempo, para poder captar mais clientes é usar um sistema para restaurantes, em que os clientes são cadastrados e recebem brindes com o passar do tempo, como uma bebida para acompanhar ou mesmo uma refeição gratuita.

Além de mostrar um diferencial, você coleta seu nome, telefone e outras informações importantes e, assim, pode se lembrar da clientela com maior facilidade.

Tenha uma equipe excelente

Uma conversa saudável pode ajudar o cliente a se sentir melhor, mas se a qualidade estiver comprometida, o relacionamento não será capaz de mantê-lo por muito tempo no estabelecimento. Por isso, sua equipe precisa ser escolhida a dedo.

Do funcionário que fica no caixa e recebe os clientes ao garçom que leva os pratos e aos cozinheiros que preparam os alimentos, é de suma importância que eles desempenhem suas funções com altíssima qualidade, de modo a se diferenciar de boa parte da concorrência. Além de um atendimento primoroso, os clientes perceberão que houve um cuidado na escolha de cada parte daquela engrenagem, e a tendência é de que os clientes voltem mais vezes.

Invista em cardápios de qualidade

Apresentar as opções do restaurante, bar ou lanchonete em cardápios funcionais, meticulosamente planejados em todas as suas vertentes, do design às informações disponíveis, chama a atenção dos clientes e pode ajudar em sua fidelização.

Ter em mãos todas as opções oferecidas para comer e beber, com um estilo que combine com o ambiente, resulta em uma experiência interligada bastante interessante, o que impacta o cliente até mesmo inconscientemente.

Portanto, os cardápios não apenas possuem a função de mostrar o que é servido pelo estabelecimento, mas, sim, de transmitir uma verdadeira mensagem para quem está ali.

Fidelize sua clientela!

Ao seguir a cada uma dessas dicas, você perceberá que os mesmos rostos estão presentes no restaurante, lanchonete ou bar todos os dias, além de novas pessoas, as quais podem ter sido convidadas pelos clientes satisfeitos, nesse que é um cenário dos sonhos para qualquer proprietário.

Veja mais sobra a experiência de seu cliente

A Menuart é uma empresa especializada no desenvolvimento de cardápios. Com mais de 20 anos de experiência e uma equipe altamente qualificada, o objetivo é atender a restaurantes, lanchonetes, bares e demais estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte com produtos de comunicação visual feitos com máximo cuidado e atenção, de modo a resultar em uma experiência inigualável.

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