Datas comemorativas e sazonais são um grande trunfo para o comércio em geral, o que também se aplica aos restaurantes. Afinal de contas, seja pela existência de um cardápio especial ou pela correria que as costuma acompanhar, a procura tende a aumentar.
Seu estabelecimento também pode se beneficiar disso, mesmo que nunca tenha adotado a estratégia no passado. Felizmente, não é tão difícil fazê-lo, e isso pode trazer excelentes resultados financeiros.
Acompanhe nosso conteúdo para saber o que fazer e, assim, colocar-se como uma das opções que os clientes têm em mente nas datas sazonais!
Como aproveitar as datas comemorativas para vender mais em seu restaurante?
Quanto antes o procedimentos forem colocados em prática, mais rapidamente poderão ser notados os bons resultados proporcionados!
- Busque saber antecipadamente quais são as datas comemorativas. Logo no início do ano (ou o quanto antes), certifique-se de quais são as datas sazonais. Assim, deve haver tempo hábil para se programar.
- Pense fora da caixa. Algumas datas comemorativas imediatamente remetem a certas refeições, como o bacalhau da páscoa e o peru do Natal, por exemplo. Porém, isso não significa que as outras datas não possam ter pratos especiais! Use a imaginação e tente planejar algo que esteja de acordo com aquela ocasião.
- Tenha um cardápio diferente para as datas comemorativas. Paralelamente ao cardápio tradicional, que traz as refeições da semana, você pode ter outro apenas para as refeições especiais. Tal diferença nos materiais de comunicação visual demonstra preocupação com os clientes, além de ser algo que agrega valor ao estabelecimento.
- Divulgue tal iniciativa. Seja no site do restaurante, em seu blog, nas redes sociais, aplicativos de comunicação, panfletos, faixas ou outras alternativas, faça com que a decisão chegue até os potenciais consumidores, preferencialmente com antecedência. Assim, quando as datas chegarem, os clientes já saberão quem procurar.
- Pense em oferecer calendários como brindes aos clientes. Uma maneira inteligente de fazer com que a clientela se lembre de que seu restaurante tem cardápios especiais em datas comemorativas é confeccionar calendários que destaquem tais ocasiões, além de indicar a presença de refeições personalizadas nas datas. Assim, além de utilizá-los para organização pessoal, a lembrança sempre estará por perto.
- Esteja preparado para lidar com o aumento da demanda. Depois de todas as iniciativas citadas, é provável (e esperado) que o número de pedidos aumente. Portanto, é essencial se planejar para isso, de modo que não faltem ingredientes e alimentos para preparação, o que seria bastante prejudicial para o estabelecimento.
Viu só? Apesar de serem iniciativas relativamente simples, que não exigem grandes esforços, elas podem trazer excelentes resultados, que vão do aumento no número de clientes ao crescimento na lucratividade. Certamente, tais propostas poderão ajudar o estabelecimento a crescer cada vez mais.
Para ter um cardápio especial e personalizado para seu restaurante, conte com a Menuart. A empresa tem mais de 20 anos de experiência na área, desenvolvendo cardápios também para lanchonetes, bares, hotéis e afins, com todo o profissionalismo e excelência que o seu estabelecimento merece.
Veja mais: Cardápio – Cardápios – Cardápio Personalizado