Otimizando tempo: a tecnologia a favor do seu restaurante

O desenvolvimento da tecnologia é latente e impacta em todas as áreas, com a possibilidade de torná-las mais práticas e eficientes, e não poderia ser diferente com os restaurantes.

Sua gestão e operação pode ter sido a mesma por anos, quando o desenvolvimento da tecnologia não era como hoje e os custos eram mais elevados, mas a situação atual permite aos estabelecimentos empregar o que há de melhor neste sentido.

Vamos aprender mais sobre a otimização de tempo que se torna possível com o uso da tecnologia, o que pode ajudar o restaurante de diversas formas.

Como a tecnologia pode ser empregada para a otimização de tempo de um restaurante?

Há várias alternativas disponíveis, como as seguintes:

Sistemas de gestão

É possível recorrer a sistemas de gestão, os quais podem funcionar em notebooks, tablets e smartphones, de modo a otimizar todas as atividades, do pagamento à anotação dos pedidos.

Muitos desses sistemas funcionam pela nuvem, o que os permite serem utilizados nos mais variados dispositivos, além de fazer com que as informações estejam atualizadas em todos eles.

Essa é uma alternativa mais viável do que anotar os pedidos em papel, já que os profissionais da cozinha podem ver os pedidos em tempo real e, assim, começar a prepará-los imediatamente.

Cardápios

Os cardápios físicos também podem ser utilizados como estratégias de otimização de tempo, já que permite aos clientes escolher tudo o que desejam sem precisar contar apenas com as recomendações e sugestões dos garçons.

Hoje em dia, o desenvolvimento de um cardápio pode ser feito com muito mais agilidade do que antigamente, além da maior possibilidade de personalização, o que ajuda seu estabelecimento a ter um elemento de comunicação visual de alta qualidade.

Máquinas de cartão de crédito com NFC

Você já deve ter percebido que algumas máquinas de cartão de crédito apresentam a mensagem “insira, passe ou aproxime o cartão”. Pois bem, esse “aproxime” diz respeito a uma tecnologia bem interessante: a NFC (Near Field Communication).

Através dela, é possível concluir transações com cartão de crédito mesmo sem utilizá-los: basta que eles sejam cadastrados no celular do usuário, o qual deve ser aproximado da máquina de pagamentos com o respectivo aplicativo aberto.

Dessa forma, o cliente não precisa procurar por seu cartão no bolso, na carteira ou na bolsa, o que pode otimizar ainda mais o tempo de atendimento, principalmente quando há longas filas.

Delivery

Pode ser que o restaurante não tenha um espaço físico tão grande ou que o número de clientes já supere sua capacidade máxima. Nesse caso, uma alternativa interessante é a adoção de sistemas de delivery, de modo que a comida possa ser entregue na casa ou no trabalho dos clientes.

Hoje em dia, não é mais necessário dispor de uma equipe própria de motoboys, já que os aplicativos de entrega de comida também oferecem esse serviço, bem como as empresas que trabalham unicamente com entrega.

Além de otimizar o tempo de atendimento de quem está no restaurante, também é possível fazer com que mais clientes o conheçam, o que, por sua vez, é bom para a divulgação do estabelecimento.

Recorra à tecnologia e otimize seu tempo!

Ao seguir as sugestões mencionadas, seu restaurante poderá ter um tempo de espera e atendimento muito menor, o que, consequentemente, aumenta a satisfação de cada um dos clientes.

A Menuart é uma empresa especializada na confecção de cardápios para restaurantes, bares, hotéis e afins. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, ela atende a negócios de todos os portes, o que permite ao seu restaurante ter o que há de melhor em relação ao design e funcionalidade dos cardápios.

Precisa de ajuda?