A gestão é fundamental em todo restaurante, seja qual for o seu porte ou especialização culinária. Afinal de contas, ela engloba as atividades mais importantes para que ele se mantenha saudável no mercado.
É comum pensar que os restaurantes precisam planejar apenas o cardápio e o que será servido aos clientes, mas isso não é verdade, já que ele deve se manter saudável em termos de organização para que consiga permanecer no mercado.
Para ajudar seu estabelecimento, nós separamos os pilares fundamentais para a gestão do negócio. Assim, ele será capaz de ter resultados ainda mais positivos a curto, médio e a longo prazo!
Pilares de gestão essenciais para o seu restaurante
Ao colocá-los em prática em seu estabelecimento, você poderá colher ótimos frutos por meio desta escolha!
1 – Cuidado com as finanças
A parte financeira é essencial para todo negócio, já que, sem uma boa administração do dinheiro, não é possível que o estabelecimento cresça e se desenvolva no mercado. Por isso, a área merece um cuidado especial.
Tenha todos os custos operacionais e o faturamento da empresa a fácil acesso, seja através de um sistema de gestão, de uma planilha ou mesmo de um caderno, de acordo com o que julgar mais prático. Assim, você não estará à mercê das finanças.
2 – Busque melhores fornecedores constantemente
É comum se acomodar com os fornecedores, ainda mais quando já são parceiros de longa data, mas essa pode não ser a melhor opção sob o âmbito financeiro. Por isso, sempre que possível, procure preços e condições de pagamento mais viáveis em outros parceiros.
Ao fazer isso, e encontrar uma opção melhor, você poderá questionar o seu fornecedor atual se ele consegue cobrir os preços encontrados ou oferecer as condições de pagamento propostas pela outra empresa. Caso contrário, não hesite em trocar, desde que se trate de produtos de alta qualidade.
3 – Invista em um atendimento de primeira
Um ponto que interfere diretamente no fato de os clientes voltarem ao estabelecimento é um bom atendimento, o qual os faça sentir confortáveis e importantes. Com isso, as chances de que eles estejam satisfeitos aumenta muito.
Quando há um bom atendimento, cada cliente perceberá que não se trata de apenas mais um número, mas, sim, de uma pessoa que é importante para o estabelecimento. Isso pode até mesmo fazer com que ele divulgue o local para outras pessoas.
4 – Tenha um planejamento de marketing
O marketing é simplesmente fundamental para se manter no mercado, ainda mais com tanta concorrência que existe hoje em dia. Por isso, invista uma parte do seu faturamento para tais iniciativas.
Alternativas não faltam: você pode optar por faixas, cartazes, panfletos, parcerias com estabelecimentos da região ou pelo marketing digital, que é uma área que cresce mais a cada dia que passa. O ideal é testar todas as opções e investir mais naquela que trouxer mais retorno.
5 – Tenha cardápios de boa qualidade
Por último, mas não menos importante, vem o cardápio, que é o material visual em que os pratos, doces e bebidas servidos pelo restaurante são exibidos. Ele deve ser planejado com total atenção, já que é um dos pontos principais do estabelecimento.
As informações devem estar dispostas de maneira clara e objetiva, e a parte visual do cardápio também é essencial, já que ajuda a chamar a atenção dos clientes e, assim, a fazer com que eles tenham mais vontade de fazer seus pedidos.
Tenha uma gestão impecável em seu restaurante!
A aplicação das dicas supracitadas pode parecer um pouco trabalhosa e complicada, ainda mais por quem não está acostumado, mas, com o passar do tempo, você perceberá que não há grandes segredos e que é perfeitamente possível colocá-las em prática.
A Menuart pode te auxiliar com o seu cardápio, já que é especializada na área. Com mais de 20 anos de experiência, a empresa oferece opções personalizadas para o seu negócio, todas planejadas de modo a atender com excelência ao que os clientes desejam, desde o design até a qualidade de construção, o que tende a apresentar ótimos resultados ao restaurante.
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