O segmento gastronômico cresce a cada dia e torna-se mais competitivo, portanto, para elaborar um planejamento estratégico e ampliar suas vendas, a criação de promoções é uma das opções mais assertivas na atração de clientes. Uma vez que o custo-benefício é uma das prioridades de grande parte dos consumidores, os proprietários de estabelecimentos devem focar em ações que chamem a atenção de seu público alvo.
No entanto, se você já investiu em anúncios, promoções de dose dupla, cupons de desconto, bebidas ou sobremesas grátis e não obteve o resultado esperado, não se preocupe, neste artigo, serão apresentadas estratégias para alavancar suas vendas.
Como elaborar promoções que gerem resultados
Não basta criar promoções eventuais ou que não se aplicam ao gosto de seu público alvo, por isso, é fundamental realizar pesquisas e planejamentos antes de sua divulgação. Nesse sentido, deve-se, primeiramente, estudar sobre os pratos e sobremesas mais consumidos no restaurante, bem como o perfil de seus clientes, para criar ações que atinjam-os diretamente.
A partir de um estudo prévio sobre o seu público, é possível elaborar promoções para aquecimento das vendas, além de aumentar a divulgação de seu negócio, fazendo seu movimento crescer e o capital girar. Abaixo, separamos quatro dicas de promoções para o seu estabelecimento faturar mais.
Crie promoções duradouras
Apostar em promoções a longo prazo significa manter o seu estabelecimento movimentado em diferentes dias e horários da semana, já que o cliente pode se acostumar com o custo-benefício oferecido e retornar mais vezes em busca de qualidade e praticidade. Sendo assim, recomenda-se a criação de “pratos do dia” com desconto, oferecendo ofertas para cada tipo de refeição de acordo com o dia da semana, como, por exemplo, o foco em almoço de segunda a quinta-feira e drinks e jantares aos finais de semana.
Monte pratos combinados
Uma boa estratégia é optar pela praticidade que os clientes tanto buscam ao realizar um pedido. Nesse caso, a criação de pratos combinados, com opções de bebida e sobremesa inclusas, influenciará na decisão de compra de um cliente que talvez fosse optar por apenas uma refeição, e agora deseja adquirir acompanhamentos pelo desconto.
Invista em programa de pontos
Além de atrair clientes pelas promoções, fidelizá-los é muito importante. Portanto, a implementação de um programa de pontos pode fazer com que os consumidores retornem ao seu estabelecimento e consumam mais para preencherem os cartões e ganharem brindes, descontos ou alguma refeição grátis ao completá-los.
Aumente sua base de contatos
Para enviar suas promoções da semana ou mesmo manter os clientes informados sobre novidades do estabelecimento, o ideal é contar com uma base de contatos. Sendo assim, uma estratégia que pode funcionar para muitos restaurantes, a partir de uma promoção relâmpago ou concurso nas redes sociais, é a criação de formulários para o recolhimento de e-mails dos interessados em participar.
Porque investir em cardápios objetivos
Tão importantes quanto uma promoção bem elaborada, os cardápios têm como objetivo apresentar seus produtos de maneira clara e eficiente. Isso significa que investir em um cardápio com design e material de qualidade pode otimizar a comunicação de seu negócio, além de transmitir sofisticação e credibilidade aos clientes.
Entre as opções de cardápio, destacam-se cardápio de papel, cardápio de madeira, cardápio em Braille, cardápio sintético, cardápio de plástico, cardápio Lumi, entre outros. Para promoções, o mais indicado é o cardápio de papel, que é versátil e oferece uma ampla visualização dos pratos, combinações e valores.
A Menuart, empresa pioneira em fabricação de cardápios para pequenas e grandes marcas do segmento, está sempre em busca de atualizar seus fornecedores com as melhores dicas e estratégias do mercado, além de dispor dos mais variados modelos para restaurantes e bares com o toque de elegância e objetividade que o seu negócio precisa.
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