Dizem que a primeira impressão é a que fica, e isso faz todo o sentido. Afinal de contas, é a partir desse momento que um cliente decide se voltará a frequentar aquele estabelecimento ou não. É natural do ser humano se atentar a uma série de detalhes na visita a algum lugar, seja a casa de uma pessoa ou uma empresa, e é sobre esse último ponto que nós aprenderemos mais.
Veja o que costuma pesar na avaliação de clientes que estejam em sua empresa pela primeira vez, seja qual for seu porte ou segmento, e saiba o que pode ser feito para que essa seja uma experiência agradável e que, por consequência, faça com que ele tenha o desejo de voltar.
Quais são os detalhes percebidos por novos clientes de uma empresa?
São vários e ao dividi-los por etapas será mais fácil planejar uma recepção exemplar.
Aparência
A aparência do ambiente costuma ser o primeiro ponto, ainda que observado inconscientemente. Esses poucos segundos em que o cliente percorre a extensão do estabelecimento com seus olhos são determinantes para o que ele sentirá e como se comportará.
Por isso, é importante que o aspecto visual seja convidativo e agradável aos olhos de quem visita o estabelecimento, seja nas cores da parede, no estilo de decoração ou nos cardápios que forem entregues para a escolha de um prato, bebida ou sobremesa.
“Comer com os olhos” é uma expressão popular que representa essa intensidade que o visual de um cardápio pode apresentar. Por isso, considere tal aspecto com muito carinho.
Recepção
O próximo passo será a recepção, ou seja, a pessoa que irá recebê-lo, geralmente localizada na entrada, embora possa ser um colaborador que atua em outras funções, como no caixa ou na organização da loja, por exemplo.
Receber um cliente com cordialidade e carisma faz com que ele se sinta confortável e agradável no ambiente, além de perceber que é importante para a empresa. Com isso, a avaliação continuará sendo positiva. Se não for possível ou viável investir na contratação de um colaborador para atuar apenas na recepção, delegue essa responsabilidade a alguém da equipe, como a pessoa que estiver mais próxima ou com menos atribuições naquele momento.
A recepção pode fazer com que o cliente permaneça, mas sua ausência pode resultar em uma oportunidade perdida.
Atendimento
Posteriormente, vem o atendimento, que deve ser prestado com todo o cuidado, atenção e cordialidade possível para realçar a importância que aquele cliente tem para o estabelecimento.
Todos os funcionários envolvidos no atendimento, como garçons, atendentes, fiscais, caixas, recepcionistas e outros devem agir com empatia, respeito, paciência e cordialidade, de modo que a experiência seja totalmente positiva.
Isso ressalta a importância de treinamentos e reciclagens constantes para os colaboradores, de modo que possam atender melhor a todos os clientes e, por consequência, resultar em maiores lucros para o estabelecimento, o que é benéfico para todas as partes.
Tudo que você precisa saber para ter um estabelecimento bem receptivo
Proporcione uma primeira impressão memorável!
Todos os esforços investidos na primeira impressão sentida por um cliente pesarão positivamente em sua avaliação. Quando ele se sentir bem, são grandes as chances de que se torne um cliente fiel e, assim, seja um defensor e divulgador natural daquela empresa.
A Menuart é uma empresa pioneira, que atua no desenvolvimento de cardápios para restaurantes, hotéis, restaurantes, bares e afins de todos os portes há mais de 20 anos e conta com uma equipe altamente capacitada. Através de materiais de comunicação visual da mais alta qualidade, sua empresa poderá transparecer uma primeira impressão ainda mais agradável aos clientes.
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