O que está por trás de um bom planejamento em um restaurante?

Restaurantes são estabelecimentos que podem ser encontrados em praticamente todas as regiões, já que são essenciais para a população. Isso já pode ajudá-los a ter sucesso, mas também é importante saber como planejar suas atividades.

Quem não tem um conhecimento tão aprofundado sobre gestão de restaurantes pode acreditar que é uma tarefa simples, mas há vários detalhes, minúcias e pontos que devem ser analisados de modo a ter um estabelecimento saudável financeiramente e que seja bem-visto pela população.

Conheça o que está por trás da gestão de um restaurante e veja o que precisa ser planejado e colocado em prática para que seja possível obter sucesso no estabelecimento.

O que deve ser planejado em um restaurante?

Tudo, desde o tema do estabelecimento até a localização, o cardápio, fornecedores, bebidas e sobremesas e muito mais. Alguns dos pontos fundamentais são os seguintes:

Tema

O primeiro ponto é saber qual será a culinária e o tema do estabelecimento, já que opções não faltam para tornar isso realidade, e é importante ter uma definição para não se sentir perdido.

Você pode optar por estabelecimentos temáticos (churrascaria, rodízio de comida japonesa, comida mexicana, havaiana e afins) ou pelos mais “versáteis”, que costumam servir um pouco de cada culinária e variar alguns pratos, entre outras opções.

Ao ter essa definição, será possível pensar nas próximas etapas e percorrer um caminho mais assertivo.

Localização

Os restaurantes podem ser considerados como comércios. Isso quer dizer que sua localização precisa ser pensada com muita atenção, pois é importante que o fluxo de pessoas seja bom e que o acesso seja simples.

Depois de escolher o tema, você terá mais facilidade para pensar na localização. Geralmente, próximo a centros comerciais e lugares mais movimentados costuma haver restaurantes de culinárias variadas, enquanto os temáticos não necessariamente precisam estar nesses locais, embora isso seja recomendável.

Escolha um bom lugar, com acesso possível por transporte público, carro ou mesmo à pé, e consiga alcançar um maior número de clientes.

Fornecedores

É imprescindível que o seu restaurante tenha fornecedores. Afinal de contas, são eles que tornam possível a preparação dos alimentos, o oferecimento de um cardápio personalizado, a aquisição de descartáveis e por aí vai.

Os alimentos para preparação podem ser adquiridos em atacadistas e supermercados, o que é bom para aproveitar ofertas esporádicas, mas ter um fornecedor que lhe traz os alimentos é uma grande ajuda para a logística.

Procure aqueles que oferecem os melhores preços e boas condições de pagamento. Assim, será possível se adequar à gestão financeira do seu restaurante.

Bebidas e sobremesas

Ainda que não seja o ponto principal da maioria dos restaurantes, esse é um ponto que também deve ser planejado, tanto para oferecer o que os clientes desejam quanto para conseguir aumentar seus lucros.

As bebidas e sobremesas possuem um poder de valorização muito grande nos restaurantes, já que costumam ser vendidas a preços um pouco mais altos do que em supermercados, por exemplo, dada a comodidade de já estarem lá, na hora em que os clientes estão comendo.

Pense nisso com carinho, escolha produtos de alta qualidade e consiga aumentar seus lucros, mas também não tente cobrar um preço demasiadamente alto, o que pode ser negativo para a imagem do negócio.

Cardápio

Depois de ter definido tudo o que será servido, inclusive as bebidas e sobremesas, é preciso passar essas informações aos clientes, e uma maneira prática e eficaz de fazê-lo é através de um cardápio.

Esse elemento de comunicação visual ajuda na escolha dos clientes e mostra profissionalismo, já que ficará nítido o cuidado que o restaurante teve para transmitir as informações necessárias com clareza e eficiência.

Gerencie seu restaurante com excelência!

Existem alguns desafios na gestão de restaurantes, os quais podem ser superados com um planejamento bem-feito e uma dose de paciência e aprendizado. Com o passar do tempo, as atividades tendem a ficar ainda mais simples.

Para a elaboração do cardápio ideal, conte com a ajuda da Menuart, que é uma empresa especializada no ramo, com mais de 20 anos de experiência. Através de soluções personalizadas, ela é capaz de ajudar na comunicação visual do seu estabelecimento e, assim, fazer com que ele tenha ainda mais sucesso

Veja mais: Cardápio Americano | Cardápio para bar | Menuart.

Precisa de ajuda?