11 5588-3262 / 2924-1151 / 5021-3399
Rua Onze de Fevereiro, 256 São Paulo/SP
(11) 9.4084-6551

Na onda das comidas orgânicas: como adaptar meu restaurante para este público?

Menuart: Excelência em CardápioBlogNa onda das comidas orgânicas: como adaptar meu restaurante para este público?

Já citamos algumas vezes aqui em nosso blog sobre o perfil do cliente de hoje em dia, que é um pouco mais exigente e detalhista em relação a diversos pontos relacionados a restaurantes. Um desses pontos diz respeito ao tipo de comida e ingredientes que são utilizados para realização dos pratos.

Entre muitas opções que são interessantes de serem acrescentadas ao cardápio, como comidas vegetarianas e veganas, por exemplo, estão as comidas orgânicas. Hoje, os consumidores estão mais preocupados com sua saúde e por isso tentam comer alimentos mais saudáveis e com a menor quantidade de agrotóxicos possível.

Dessa forma, os restaurantes precisam se adaptar para atender de forma eficiente a todos os públicos, tanto os que não têm muitas exigências em relação a isso, quanto aqueles que têm exigências e, muitas vezes, restrições.

Atender com o máximo de qualidade à maior parte do público é algo que pode diferenciar o seu estabelecimento. E, ao falar isso, não queremos dizer para não ter um foco específico, mas sim para tentar incluir esses públicos diferentes no foco principal de seu restaurante.

É possível adaptar o cardápio do restaurante para ser mais saudável?

Citamos acima que é possível atender a diversas exigências sem perder a identidade principal do restaurante. Obviamente, esse processo é feito com cuidado e com a ajuda de um bom profissional, como um nutricionista ou mesmo um chef de cozinha especializado em comidas orgânicas.

A resposta para esse subtítulo é: sim, é possível adaptar o cardápio para algo um pouco mais saudável sem perder a identidade do estabelecimento. Para isso, não é necessário esquecer as outras opções de comidas, mas trabalhar com opções a mais para atender ao máximo de clientes possível.

O que servir de comida orgânica?

Esse é um ponto importante que precisa ser estudado com cautela, pois, ao pensar em produtos orgânicos, é comum vir à mente apenas legumes, frutas e verduras. Isso não é verdade, uma vez que existe uma infinidade de alimentos que podem ser preparados em seu restaurante sem afetar o bem-estar do cliente, e neles estão incluídos produtos como carnes, leites, sementes, grãos, entre outros.

Dizer o que servir exatamente é algo um tanto quanto difícil, pois, para decidir isso, é preciso saber exatamente qual é o foco do restaurante. Por exemplo, se for uma hamburgueria, é possível servir opções orgânicas, com ingredientes produzidos sem o uso de agrotóxicos, alimentos sem conservantes, carnes de gado selecionado, leite e ovos de pequenos produtores, entre outras opções.

Independente do foco principal do estabelecimento, é essencial contar com um bom profissional para decidir quais são os melhores pratos a serem servidos. Sem dúvidas, eles conseguirão montar uma cartela de opções deliciosas que irão atender ao seu público da melhor e mais ampla maneira possível.

Monte cardápios detalhados

Para que as pessoas saibam que o restaurante trabalha com esse tipo de alimento, é necessário deixar isso claro para elas. Além de ter essa informação em algum painel do restaurante, traga para o cardápio todas as opções que eles podem escolher e deixe claras as informações relevantes sobre cada prato.

Se for necessário montar um cardápio apenas para esse tipo de alimento, faça isso, se não, separe uma parte do cardápio tradicional para “pratos orgânicos”. Nesse segmento, discrimine todos os ingredientes e transmita essas informações de uma forma que não fique dúvidas ao consumidor em relação à veracidade do tipo de alimento.

Para organizar um cardápio prático, completo e que chame a atenção do cliente, entre no site da Menuart e veja todas as opções de cardápios que eles produzem para diferentes tipos de estabelecimentos e de maneira personalizada.

Veja mais: Cardápio Infantil | Pratos a la carte | Como montar um cardápio

Chat