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Guia de bolso: gestão para restaurantes pequenos

Menuart: Excelência em CardápioBlogGuia de bolso: gestão para restaurantes pequenos

Realizar a gestão de um restaurante, independente do seu porte, não é uma tarefa fácil, sendo algo complexo que demanda tempo e diversas habilidades distintas, como planejamento, liderança, atendimento ao cliente, negociação com fornecedores, acompanhamento dos indicadores e muito mais. 

Quando a pessoa não possui os conhecimentos necessários para gerenciar um restaurante, a tendência é que ele dure pouco tempo, sendo comum vir à falência. A estimativa de vida para um negócio mal gerenciado é de uma média de dois anos.

Atualmente, temos um cenário bem competitivo no mercado, e os negócios precisam se fortalecer para se destacar em meio à crise. Por isso, a presença de um profissional de gestão que realize seu trabalho com maestria, é tão importante.

Um dos fatores que demanda bastante atenção, com relação à gestão de um restaurante, é a entrada e saída dos insumos de maneira organizada, evitando o máximo possível de desperdício. Outras medidas também precisam ser tomadas e averiguadas.

Dicas para gerenciar um restaurante de pequeno porte 

 

Preocupe-se com o ambiente 

O ambiente conta muito para um restaurante pequeno, por isso é importante se preocupar com esse detalhe. É fundamental planejar o espaço de acordo com o estilo do restaurante, de forma que agrade aos clientes e os façam se sentirem confortáveis para voltar sempre que desejarem. Se o restaurante possui alguma temática, a decoração pode ser um atrativo a mais para o estabelecimento. A acessibilidade também não pode ser deixada de lado e precisa ser colocada como prioridade. O gestor precisa estar atento a todas essas questões. 

Atendimento 

Mesmo o restaurante oferecendo ótimos pratos e promoções, a conquista de um novo cliente demanda mais que isso. Um bom atendimento torna-se um diferencial, por esse motivo, é necessário que os colaboradores e, principalmente, os gestores saibam lidar com o público de maneira atenciosa. Sem isso, torna-se difícil conquistar a fidelidade dos clientes para o seu restaurante.

Faça planejamentos 

Todas as ações realizadas no estabelecimento precisam ser bem pensadas e planejadas antes de serem colocadas em prática. Com isso, erros são evitados, direcionando os esforços da equipe para um único objetivo. Por isso, sempre que possível faça um momento de discussão de ideias, juntamente com a equipe administrativa, e veja o que o time tem a acrescentar e quais ideias podem ser implementadas no restaurante. 

Aposte nas estratégias de marketing 

Como muitos costumam dizer: “quem não é visto, não é lembrado”, esse bordão tem muito sentido. Pensando nisso, é muito estratégico investir em propagandas. É essencial fazer com que o consumidor conheça seu negócio. O primeiro passo para isso é atrai-lo, para, então, aplicar as estratégias de fidelização.

Faça da tecnologia parte do seu restaurante

Se o planejamento faz parte da administração de um restaurante, esse mesmo planejamento precisa de uma boa base de dados. E isso precisa estar em um armazenamento confiável. Isso só é possível com o auxílio da tecnologia. Busque investir em processos automatizados e que acompanhem o mercado. Dessa forma, o seu negócio se mostrará atualizado e de acordo com os concorrentes ou até à frente deles. 

Comunicação clara 

A comunicação é algo importante em todo e qualquer tipo de negócio e precisa ser algo claro e compreensível para todos que fazem parte do processo, incluindo os clientes. É de extrema importância que a comunicação seja clara, tanto no cardápio personalizado como também na faixada, nas redes sociais e nas promoções divulgadas. Isso é algo muito positivo para os restaurantes pequenos. 

Personalize o cardápio do seu restaurante com a Menuart 

A Menuart é uma empresa que produz cardápios para diversos estabelecimentos, seja restaurantes, bares, hotéis etc. É pioneira em seu segmento de fabricação de cardápios para pequenas e grandes marcas.

Entre no site e consulte as opções de cardápios disponíveis e as que mais se encaixam como estilo do seu restaurante!

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