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Gestão de fila: veja como lidar com uma fila longa em seu restaurante

MenuartRestauranteGestão de fila: veja como lidar com uma fila longa em seu restaurante

As filas são comuns em estabelecimentos de todos os portes e segmentos, principalmente nos chamados “horários de pico”, como almoço e ao término do expediente. Isso, porém, é mais intenso em restaurantes, ainda mais no almoço e jantar.

É praticamente impossível eliminar a fila de uma vez por todas. Ela, inclusive, não é negativa como um todo, já que mostra que há vários clientes que estão interessados por seu negócio, mas isso não quer dizer que não haja técnicas para amenizar a situação e lidar com ela da melhor maneira possível.

Confira algumas dicas que te ajudarão a controlar a situação de filas longas e proporcionar uma experiência positiva aos clientes!

Como proceder em relação às filas do restaurante?

Ao colocar essas recomendações em prática, você perceberá que o resultado será nítido, e o melhor, dentro de um curto período de tempo!

 Tenha um bom cardápio

O primeiro ponto que pode mudar as filas do restaurante é investir em um cardápio de boa qualidade, aquele que traga todas as informações que o cliente precisa. Assim, ele não terá que enfrentar uma longa fila apenas para tirar dúvidas em relação ao que é oferecido.

Isso é benéfico para ambas partes, já que o cardápio terá tudo o que os clientes desejam saber, ao passo que o atendimento do estabelecimento poderá ser prestado com maior intensidade para pagamentos e outras dúvidas.

Seja sincero no atendimento

Pode ser que o restaurante não tenha filas para o pagamento, mas que esteja lotado. Nesse caso, o cliente terá que esperar até que uma mesa se desocupe para que ele possa aproveitar sua refeição.

Seja qual for a situação, é essencial ser completamente sincero com o cliente. Informe-o se a espera demorará 40 minutos, se grupos maiores podem ter que esperar um pouco mais ou se o estabelecimento trabalha com reservas.

É muito melhor informar a verdade ao cliente, e deixá-lo ciente, do que passar uma informação que não seja verídica e, assim, prejudicar sua avaliação.

Aproveite a fila para iniciar o atendimento

No caso de uma fila para ainda ser atendido e iniciar as refeições, uma boa alternativa é já começar a abordar os clientes nela, de modo que os trâmites sejam mais simples quando chegar a vez de cada um deles.

Ao anotar seus pedidos e até a forma de pagamento, o responsável pelo caixa já terá todas as informações de que precisa, o que otimiza a velocidade e também deixa a clientela mais satisfeita.

Faça uso da tecnologia

Seja para a elaboração do cardápio ou para a gestão de pedidos, aproveite o melhor que a tecnologia oferece para que o estabelecimento seja beneficiado.

Isso pode ser feito através de sistemas de gestão pela nuvem, por exemplo, os restaurantes que dispõem de todo o cardápio em uma plataforma online, podem utilizar esse meio para estimar o tempo de espera e até mesmo para realizar os pedidos. Então, o responsável pelo caixa só terá que abrir cada um deles e prosseguir com o pagamento.

Lide com excelência com as filas longas!

Esse é um indicativo positivo pelo grande número de clientes que deseja frequentar o estabelecimento, e é obrigação do restaurante lidar com as filas de uma maneira positiva, de modo a ajudar no atendimento dos clientes.

O cardápio é um dos pontos primordiais nesta questão, e a Menuart pode ajudar! A empresa tem mais de 20 anos de experiência na confecção de cardápios para restaurantes, bares, hotéis e afins, dos mais variados portes e segmentos, e possui toda uma expertise necessária para entregar o que há de melhor em relação à comunicação visual aos seus clientes.

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