11 5588-3262 / 2924-1151 / 5021-3399
Rua Onze de Fevereiro, 256 São Paulo/SP
(11) 9.4084-6551

Gestão de desperdícios: você sabe o que é?

Menuart: Excelência em CardápioBlogGestão de desperdícios: você sabe o que é?

Gestão de desperdícios é um tema que deveria ser mais trabalhado nos negócios, principalmente quando se trata de restaurantes, onde a quantidade de matéria-prima é grande e saber exatamente a quantidade ideal a ser utilizada não é algo tão simples, pelo menos, no início do negócio.

Essa é uma gestão que trabalha soluções que ajudam a diminuir a quantidade de desperdício em seu restaurante. Certamente, todo dono de negócios como esse deve saber que o desperdício resulta em redução da lucratividade e isso gera um custo bem alto para o negócio.

Por isso, é fundamental que o gestor saiba como implantar a gestão de desperdício de uma forma que o faça ter certeza de que não está tendo grandes custos com matérias-primas sendo jogadas no lixo.

 Saiba como adotar a gestão de desperdícios em seu estabelecimento

 Quem trabalha nesse ramo sabe que é inevitável não ter pelo menos um pouco de desperdício, principalmente pelo fato dos clientes pedirem alguns pratos e não conseguirem consumi-los inteiramente.

Então, saber como lidar com essa situação, é fundamental e esse é um ponto que deve ser estudado. Veja algumas formas de evitar o desperdício:

Conte com uma equipe especializada em cada tarefa

 Ter uma equipe especializada é algo fundamental para garantir qualidade e total excelência no serviço. Por exemplo, é essencial contar com um cozinheiro que realmente seja experiente em quantidades, assim, irá preparar a quantia necessária de cada alimento.

Saiba que além da equipe da cozinha ser experiente, outros também são fundamentais para essa função, como, por exemplo, o profissional responsável pela limpeza e lavagem das louças, ninguém melhor do que esse profissional para saber exatamente quais são os principais alimentos jogados fora.

Identificar o desperdício, é essencial

 Ao contar com uma boa equipe, é possível identificar com excelência quais são os produtos que estão sendo descartados com frequência e, assim, contar com uma solução para esse problema.

É importante pensar que nem sempre os alimentos são os únicos a serem desperdiçados, há também bebidas, ingredientes no geral, produtos de limpeza, água, energia etc.

Ao fazer um relatório de cada item que você julga importante para o seu negócio, é possível ter uma relação precisa de como está a situação do restaurante.

Vantagens de aplicar a gestão de desperdícios

 Existem muitas vantagens em relação à gestão de desperdícios e elas devem ser mostradas para que os gestores tenham total noção de como é benéfico ao seu negócio e até mesmo para o meio ambiente essa gestão.

Maior lucratividade financeira

 Não precisamos enfatizar tanto que o desperdício resulta em perda de dinheiro, pois, como empreendedor, certamente, você já sabe. Realizar uma gestão de desperdícios de forma periódica ajuda a garantir mais lucratividade financeira.

Pense que ao saber quais são os produtos mais desperdiçados será possível compreender que não é necessário comprar tanto desse determinado produto, o que, consequentemente, ajuda a aumentar o lucro.

Maior cuidado com o meio ambiente

 Quanto mais produtos descartamos no lixo, mais o planeta fica poluído, o que prejudica diversas áreas, como ar, água, entre outros. Essa gestão de desperdícios ajuda a reduzir a quantidade de lixos que o seu restaurante produz e, consequentemente, seu negócio se torna um verdadeiro empreendimento preocupado com a situação do planeta.

Além de diminuir a quantidade de resíduos, é importante ter em seu estabelecimento o hábito de praticar a reciclagem, que é uma forma de gestão de desperdícios e ajuda o planeta.

Veja também dicas para ter seu restaurante mesmo com pouco dinheiro

Ter um cardápio bem explicado também auxilia

 Fornecer informações relevantes e precisas ao consumidor, é fundamental para evitar o desperdício. Por isso, é muito importante contar com cardápios que tenham informações completas e realistas a respeito de cada alimento.

Ao perceber, por exemplo, que determinado prato é composto por três colheres de arroz, duas de feijão e determinada grama de carne, o consumidor terá noção se realmente aguenta ingerir tudo aquilo ou não.

Para ter cardápios completos, práticos e informativos para o seu restaurante, entre no site da Menuart, verifique quais são os melhores modelos oferecidos para o seu negócio e pratique ainda mais a gestão de desperdícios em sua empresa

Veja mais: Display de mesa | Jogo Americano | Jogo Americano Couro

Chat