11 5588-3262 / 2924-1151 / 5021-3399
Rua Onze de Fevereiro, 256 São Paulo/SP
(11) 9.4084-6551

Erros comuns: confira 5 erros que podem afetar o desempenho de seu restaurante

MenuartBlogErros comuns: confira 5 erros que podem afetar o desempenho de seu restaurante

Restaurantes estão entre os estabelecimentos preferidos para quem deseja ter o seu primeiro negócio, já que atraem o interesse da população e são muito requisitados. Porém, é importante saber como gerenciá-los e, além disso, evitar erros que podem prejudicar sua continuidade.

É difícil conhecer, inicialmente, quais são esses erros, ainda mais para quem não possui tanta experiência na área. Por isso, selecionamos 5 deles. Conhecer os possíveis erros, e não os cometer, pode contribuir para o sucesso de seu estabelecimento!

5 erros de desempenho que devem ser evitados

Como diz o antigo ditado: é melhor prevenir do que remediar!

1 – Comprar produtos de qualidade duvidosa

A redução de custos é uma tendência natural, mas que jamais pode ser obtida através da aquisição de produtos de baixa qualidade para a preparação dos pratos e refeições, já que isso pode colocar em xeque a credibilidade do local.

É imprescindível trabalhar sempre com as melhores marcas do mercado. O que pode ser feito é trocar uma boa marca por outra, que tenha um preço mais acessível, mas sempre recorra àquelas de qualidade comprovada.

2 – Mão de obra insuficiente

Outro ponto em que não se deve procurar economia é na mão de obra, seja nos garçons, atendentes ou cozinheiros. Para que o restaurante funcione perfeitamente, é de suma importância que haja a quantidade ideal de profissionais.

Analise como está sendo feito o atendimento ao cliente e, depois disso, considere a necessidade de contratar mais colaboradores, ainda que seja para dias e horários específicos, como sexta-feira à noite, por exemplo. Afinal de contas, o atendimento dos profissionais é um dos pilares para o sucesso do estabelecimento.

3 – Não adotar meios digitais

Sites, blogs, redes sociais, aplicativos de mensagens… Não participar de nenhum deles é um dos maiores erros que um restaurante pode cometer hoje em dia, já que estamos em uma época onde o mundo digital se torna cada vez mais forte.

A criação de perfis nas redes sociais e a presença em aplicativos de mensagens é muito simples e pode ser feita imediatamente. Os sites e blogs podem parecer mais difíceis, mas é possível encontrar alternativas gratuitas, o que não se converterá em um custo, mas poderá trazer lucros importantes ao negócio. Uma boa divulgação é a alma do negócio.

4 – Mal uso do cardápio

Que os cardápios são essenciais para todo restaurante não é novidade. Porém, a forma com a qual eles são utilizados também diz muito a respeito do sucesso do estabelecimento e também do atendimento ao cliente.

O cardápio deve ser elaborado por profissionais e conter todas as informações que o cliente quiser saber, como pratos, bebidas, sobremesas e acompanhamentos, por exemplo. Assim, será mais fácil escolher exatamente o que eles desejam.

É importante que ele seja planejado não apenas como uma obrigação, mas, sim, como um elemento de comunicação visual muito importante. Dessa maneira, seu desenvolvimento será pensado com ainda mais cuidado e executado com excelência.

5 – Dispensar fichas técnicas das receitas

Hoje, o seu restaurante tem uma equipe na cozinha que pode ser diferente dentro de 6 meses, 1 ano ou até mais tempo. Porém, os clientes já estão acostumados com o que é servido e não querem ver uma grande mudança em seus pratos preferidos, e é aí que entram as fichas técnicas.

Sua funcionalidade é similar à de uma receita, em que há todos os ingredientes e indicações de preparo dos pratos. Assim, mesmo que um cozinheiro não esteja no restaurante (provisória ou permanentemente), será possível manter a essência das receitas e, assim, agradar ao público.

Tenha o melhor desempenho possível em seu restaurante!

Ao não cometer os erros listados acima e colocar cada uma das dicas vistas em prática, você verá como o sucesso do restaurante será ainda maior e mais sustentável, o que é determinante para sua continuidade no mercado.

A Menuart é a melhor empresa para você adquirir o cardápio ideal a seu restaurante, personalizado de acordo com cada necessidade. Com mais de 20 anos de experiência e uma equipe altamente capacitada, será possível superar todas as expectativas do estabelecimento e, com isso, obter um excelente custo-benefício.

Veja mais: Display de mesa | Cardápio de Lanchonete | Jogo Americano Personalizado

Chat