11 5588-3262 / 2924-1151 / 5021-3399
Rua Onze de Fevereiro, 256 São Paulo/SP
(11) 9.4084-6551

Entenda o que é a engenharia de cardápio

Menuart: Excelência em CardápioBlogEntenda o que é a engenharia de cardápio

Você sabe como montar um cardápio? A engenharia de cardápios pode ser de grande ajuda

Certamente, quem é dono de restaurante espera ter os melhores resultados em relação às vendas e conquista de novos clientes. Por isso, é necessário estudar novas áreas que podem fazer com que os resultados sejam sempre positivos.

Um dos pontos que devem ser estudados pelos donos de restaurantes é a engenharia de cardápio que se trata de um estudo sobre a popularidade e a lucratividade de todos os itens que compõem um bom cardápio.

De forma direta, essa engenharia ajuda a aumentar o lucro do restaurante e, também, o ticket médio, pois com o cardápio mais efetivo, consequentemente essas duas áreas melhorarão. Separamos algumas dicas que irão te ajudar a montar um cardápio feito através de uma excelente engenharia.

Acrescente informações completas no cardápio

Quando falamos em informações completas, queremos dizer sobre a ficha técnica de cada prato que é servido no restaurante. Mesmo que a princípio pareça ser algo desnecessário, é essencial manter esse cuidado.

Pense que, ao fazer essa ficha técnica, você, como empreendedor, poderá avaliar com maior precisão os valores gastos em determinado prato através dos ingredientes que são selecionados. Ao fazer isso com cuidado e colocar na ponta do lápis o valor gasto em um prato, muitas vezes você acaba descobrindo que não está tendo lucro suficiente.

Outro ponto importante em montar essa ficha técnica é que o prato acaba ficando mais valorizado para o cliente. Por exemplo, ao saber que um determinado prato leva trufas caríssimas ou um bom vinho, o cliente irá valorizar o custo dessa refeição.

Classifique com honestidade os pratos do restaurante

Obviamente, todo cliente gosta de sinceridade por parte do local onde ele escolheu fazer sua refeição. Então, mesmo que você queira demonstrar que todos os pratos são verdadeiros sucessos, sabemos que na realidade não é bem assim, então ser sincero faz parte da engenharia de cardápio.

Para isso, é necessário separar os pratos por tópicos, sendo eles:

  • Estrela: aqueles pratos que são extremamente populares e sua margem de lucro também é alta.
  • Cavalo de corrida: os que têm uma alta popularidade, mas a margem de lucro é baixa.
  • Desafio: os que têm popularidade baixa e a margem de lucro é alta.
  • Abacaxi: aqueles que tanto a popularidade quanto a margem de lucro são baixas.

Tenha categorias no cardápio

Também, é essencial criar categorias no cardápio para garantir que os clientes conheçam bem todos os pratos. Essas categorias podem ser feitas de acordo com a popularidade de cada prato, seus valores ou tipos.

Por exemplo, organizar os pratos por tipos, como entradas, massas, carnes, peixes, saladas, sobremesas etc. 

Essa organização das categorias irá depender de quais pratos são mais pedidos e quais são considerados especialidades do restaurante.

Faça um cardápio com design correto

Agora que sabemos como montar um cardápio, veja onde obter cardápios de qualidade!

Não queremos priorizar a beleza dos cardápios e a sua aparência (mesmo assim é algo essencial que precisa ser feito), mas o design correto é fundamental para ter uma boa engenharia de cardápio.

Em um cardápio de design correto, é necessário posicionar cada prato em sua categoria e selecioná-lo de acordo com as suas estrelas. Novamente, é preciso ter honestidade com seu cliente. Para montar o seu cardápio baseado em uma boa engenharia, é preciso contar com uma boa empresa como a Menuart. Ela possui os melhores modelos e ainda atende toda a necessidade que a sua empresa demanda.

Veja mais sobre como montar um cardápio: Cardápio de MadeiraCardápios

Chat