11 5588-3262 / 2924-1151 / 5021-3399
Rua Onze de Fevereiro, 256 São Paulo/SP
(11) 9.4084-6551

Entenda a importância de ter cardápios adaptados para deficientes visuais

Menuart: Excelência em CardápioBlogEntenda a importância de ter cardápios adaptados para deficientes visuais

A inserção de pessoas deficientes tem um papel fundamental na inclusão social e na garantia da cidadania. Entretanto, tal integração ainda é um desafio na nossa sociedade. A legislação brasileira prevê os direitos da pessoa com deficiência, no entanto, ainda é difícil garantir que a lei seja cumprida.

Os estabelecimentos que oferecem alimentos também devem se adaptar para assegurar os direitos da pessoa que apresente algum tipo de deficiência. Os donos de restaurantes devem se preocupar em oferecer cardápios que sejam acessíveis para deficientes visuais também. Essa mudança, além de garantir o direito à acessibilidade, também aumenta o faturamento do seu negócio. Quanto mais inclusivo o seu restaurante for, mais clientes você vai receber.

A importância dos cardápios em Braille

O empresário brasileiro assume inúmeras responsabilidades quando decidir abrir um negócio. São muitos fatores a serem avaliados e muitas decisões devem ser tomadas. Questões como gestão, folha de pagamento, publicidade e cardápio são algumas das preocupações dos donos de restaurantes. Além disso, é importante cumprir a legislação e se adaptar às exigências para o funcionamento do estabelecimento.

A lei brasileira obriga os restaurantes a oferecerem a opção de cardápio com páginas em Braille (sistema de leitura utilizado por pessoas com deficiência visual). Sendo assim, os nomes de pratos do restaurante, bebidas e, também, os preços do estabelecimento devem estar adaptados para o Braille. Os restaurantes que infringirem a lei poderão ser responsabilizados.

Com seu direito garantido, o deficiente visual terá mais autonomia dentro do restaurante. Ele poderá escolher o seu pedido com mais liberdade, sem precisar de ajuda de funcionários para saber o que tem no cardápio. O cliente vai ficar satisfeito com a experiência que teve no restaurante e provavelmente vai voltar outras vezes. O cumprimento da lei é importante no processo de inclusão social e pode ser muito lucrativo para o seu negócio.

Inclua cardápios em Braille e aumente o faturamento do seu negócio

Preocupar-se em cumprir as leis é uma das principais obrigações e responsabilidades dos empresários. Garantir os direitos das pessoas com deficiência é um dever dos estabelecimentos comerciais, além de se uma ótima oportunidade aos restaurantes de expandir seu público-alvo, agregando valor para o seu negócio e fazendo a diferença.

Os cardápios do restaurante devem ser adaptados para deficientes visuais. O seu negócio deve se adequar às necessidades da pessoa com pouca visão ou cegas. Investir em cardápios bilíngues vai fazer com que o seu estabelecimento saia na frente da concorrência e isso pode ser usado como uma boa estratégia de marketing.

A empresa Menuart dispõe de cardápio em Braille e pode auxiliar o seu estabelecimento nesse processo de adaptação. A empresa é pioneira na criação de cardápios no Brasil e possui profissionais com ampla experiência, que já trabalharam para grandes e pequenas marcas. A Menuart se destaca pela criação de um cardápio completo em Braille, desde o título até as opções de pratos e bebidas, tudo acessível e adaptado, seguindo as normas exigidas por lei.

Veja mais: Cardápio Café | Cardápio para Pizzaria | Artigos para restaurante

× Chat