11 5588-3262 / 2924-1151 / 5021-3399
Rua Onze de Fevereiro, 256 São Paulo/SP
(11) 9.4084-6551

Dicas para controle de estoque de seu restaurante

Menuart: Excelência em CardápioBlogDicas para controle de estoque de seu restaurante

Para que o restaurante funcione de uma forma eficaz e sem problemas, é necessário ter cuidado com diversas áreas, e o estoque é uma delas. Manter o estoque bem organizado poderá fazer com que o estabelecimento economize e até mesmo descubra o que realmente é melhor para o negócio, bem como evite inesperadas falhas.

A falta de cuidado com o estoque pode gerar problemas como desperdício de matéria prima, falta de conhecimento da validade dos produtos, excesso de compras, extravio de ingredientes e muitos outros que, a longo prazo, poderão causar grandes dores de cabeça.

Pensando no bem estar do seu estabelecimento, dos seus clientes e na qualidade do estoque do seu restaurante, separamos algumas dicas de como controlar esse estoque de uma forma simples e totalmente eficiente, evitando, dessa forma, erros e problemas que podem ser considerados graves e ocasionar sérias consequências.

Faça o controle de estoque de forma periódica

Saber com exatidão o que tem e o que falta em seu estoque é essencial para poder tomar as devidas decisões necessárias para cada caso. Por isso, fazer o controle de estoque de forma periódica ajuda a manejar todas as situações com o máximo de cuidado.

Essa tática é ainda mais importante para estabelecimentos que têm uma alta rotatividade de produtos, pois, dessa forma, é possível verificar quais são os ingredientes que mais são utilizados e, consequentemente, entender quais são os pratos mais vendidos.

A realização desse controle de estoque de forma periódica ajuda também a ter uma noção maior da quantidade de produtos que são utilizados, para, assim, no momento de fazer a compra, saber exatamente a quantidade certa a ser adquirida. Isso evita desperdícios e também faz com que você economize.

Tenha uma classificação em seu estoque

Para que todo o controle seja feito de uma forma rápida, prática e simples, é preciso que todos os produtos estejam separados por categoria. Por exemplo, coloque todas as bebidas frias em um local, enquanto os ingredientes de bebidas quentes, como cafés, chás e chocolate quente, devem ser armazenados em outro. Faça o mesmo com os alimentos não perecíveis.

Também separe de uma forma prática os alimentos que estragam mais rápido, como legumes, carnes e saladas. Normalmente, o estoque de produtos como esses é feito em uma quantidade menor para que não estraguem com facilidade.

Fique atento ao prazo de validade

Um dos cuidados essenciais a serem tomados em relação ao estoque é o prazo de validade dos produtos. Pense sempre que o bem estar dos clientes é a maior prioridade, por isso, alimentos estragados não podem passar nem perto do seu estoque.

Além disso, é preciso manter tanto a validade, quanto a higiene do local em que os alimentos são armazenados bem controladas para que o estabelecimento não tenha nenhum tipo de problema com a vigilância sanitária.

O controle de estoque ajuda em seu cardápio

Manter controle de estoque faz com que o seu cardápio seja sempre valorizado, deixando nele apenas os pratos que realmente têm saídas. Nós já citamos que é por meio desse controle que o empresário consegue ter uma maior noção do que realmente é consumido e o que não tem tanta vazão.

Um cardápio que seja prático e que contenha apenas os pratos que realmente são servidos no restaurante encanta os clientes. Por isso, mantenha-o sempre atualizado junto ao seu controle de estoque.

Esse cardápio pode ser produzido de maneira personalizada pela empresa Menuart, uma das melhores quando o assunto é cardápio. Trata-se de uma empresa que atende tanto a restaurantes, como a lanchonetes e outros estabelecimentos que necessitam desse tipo de material.

Veja mais: Cardápio Infantil | Pratos a la carte | Como montar um cardápio

Chat