11 5588-3262 / 2924-1151 / 5021-3399
Rua Onze de Fevereiro, 256 São Paulo/SP
(11) 9.4084-6551

Dicas de treinamento para sua equipe de garçons

MenuartBlogDicas de treinamento para sua equipe de garçons

Um dos principais detalhes que os clientes percebem e que ajudam a voltarem ou não a um restaurante sem dúvidas é o trabalho do garçom. Certamente, o consumidor não voltará a um local onde foi mal atendido, isso é um fato.

Por esse motivo, a cada dia mais os donos de restaurantes estão investindo na carreira dos garçons, selecionando-os com cuidado, procurando o máximo de experiência e tendo cuidado no momento de contratá-los.

Mas engana-se o empreendedor que acredita que apenas um currículo bom e experiência são suficientes para uma equipe qualificada para o atendimento ao público. Esses pontos realmente são importantes, mas, além disso, é preciso treinar esses profissionais.

Mesmo que os garçons já sejam todos experientes, é essencial fazer treinamentos periodicamente para garantir que os seus clientes estejam recebendo o melhor tratamento possível.

Treine para que esses profissionais tenham o perfil adequado

 Obviamente, um garçom precisa ser educado, simpático e bem humorado na medida certa. Isso é algo essencial para qualquer estabelecimento. Sabemos que nem todos os profissionais têm todas essas características, por isso, é essencial treiná-los para isso.

Durante o treinamento, é importante ressaltar com clareza que é indispensável todos esses quesitos para que os profissionais atendam com qualidade e eficiência os seus clientes.

Ao realizar alguns treinamentos que conversem sobre esse ponto e, posteriormente, sendo possível perceber que alguns profissionais mesmo assim deixaram a desejar, é importante pensar em remanejá-lo para outra função, pois, às vezes, essa não é a melhor área para essa pessoa.

Além dessas características citadas, é importante que o garçom tenha total paciência para orientar os clientes sobre os principais pratos da casa e em relação a todas as dúvidas que venha a ter.

Unifique os atendimentos de forma prática

 Os clientes gostam de informações certas e que são idênticas independente do garçom que lhe atendeu. Por esse motivo, durante o treinamento, é essencial que seja padronizado o estilo de atendimento.

Isso será mais fácil tanto para o garçom como principalmente para o cliente que está com fome ou tem mais pressa e, muitas vezes, não pode esperar pelo primeiro garçom que lhe atendeu.

Apresente o cardápio para os garçons

Se tem algo que chama totalmente a atenção dos consumidores são as informações que os garçons oferecem a eles. Por isso, durante os treinamentos, sempre revele os detalhes de cada prato que estão nos cardápios e faça com que os garçons os apresente a você.

Obviamente, toda informação do prato estará no cardápio, porém, é essencial que cada profissional saiba de qual prato se trata para sanar qualquer dúvida caso algum cliente tenha.

A ideia de fazer com que cada garçom lhe atenda será ainda mais útil para perceber como está a qualidade do atendimento e simpatia de cada um deles, por isso, é essencial fazer esse tipo de treinamento periodicamente.

É possível encontrar cardápios para fazer esse treinamento e também para garantir total qualidade aos seus clientes na Menuart, que é uma empresa especializada no assunto e que atende a diversos segmentos, como restaurantes, bares, hotéis e muito mais. Vale a pena conferir cada detalhe!

Chat