cardápio de papel

Dicas de higiene para o funcionamento de um Food Truck

Principalmente nos tempos atuais, o ideal é contar com boas medidas de higienização no seu estabelecimento, como em um Food Truck. Por estar situado em ruas, praças e demais locais abertos, os cuidados com limpeza e armazenamento dos produtos devem ser redobrados para a segurança de seus colabores e clientes, já que a exposição de alguns alimentos em determinadas temperaturas pode comprometer o seu consumo.

Neste artigo, você encontrará informações fundamentais para o sucesso do seu empreendimento, com dicas de higiene para o seu Food Truck, opções de transporte, armazenamento e descarte dos alimentos, bem como garantir a segurança de sua equipe e aqueles que confiam no seu serviço. 

Como higienizar o seu Food Truck

Em primeiro lugar, o seu Food Truck deve estar sempre limpo, afinal, quando se trabalha servindo alimentos no dia a dia, é imprescindível oferecer um atendimento de qualidade, sem que comprometa a saúde ou bem-estar de algum consumidor. Por isso, os colaboradores devem higienizar o local de trabalho constantemente, além de serem instruídos por um curso de Vigilância Sanitária para a manipulação segura dos alimentos.

Bem como a higienização do local, é preciso que a equipe possua a prática de lavar as mãos frequentemente, seja ao preparar as refeições, receber pagamentos em dinheiro ou cartões e ir ao banheiro durante o expediente. Sabendo disso, todos os funcionários devem estar devidamente uniformizados e, embora não seja obrigatório o uso de luvas, é uma prática indicada em algumas situações, como, por exemplo, se não houver uma pia com água corrente, sabonete neutro e papel toalha descartável à disposição.

Dicas para o armazenamento de ingredientes

Por tratar-se de um restaurante itinerante, muitas vezes, os alimentos podem ficar expostos a um nível de temperatura elevado, além da possibilidade de entrarem em contato com o ambiente externo, com grandes riscos de contaminação. Nesse sentido, é fundamental que todos os ingredientes e produtos utilizados no preparo das refeições estejam armazenados no interior do Food Truck de maneira apropriada a fim de evitar intoxicações ou problemas mais graves aos seus consumidores.

Desse modo, todo restaurante ou lanchonete móvel deve cumprir, rigorosamente, os requisitos de higienização constante, como a separação de alimentos crus e cozidos em recipientes diferentes, bem como o preparo especial de carnes, peixes e ovos em uma temperatura acima de 70ºC. Além disso, é fundamental a seleção de alimentos frescos, lavagem de vegetais e frutas, utilização de água potável para o preparo das refeições e atenção à validade de cada produto utilizado.

Como investir em um Food Truck de sucesso

O sucesso do seu Food Truck começa na higienização, armazenamento e preparo correto dos alimentos, porém, atitudes como o investimento em materiais de qualidade também são essenciais para que o seu estabelecimento destaque-se dos demais. Por isso, o uso de cardápios claros e objetivos, que possuam um design que permita uma ampla visualização dos produtos oferecidos, é uma das estratégias mais indicadas para o seu negócio.

A Menuart é uma empresa pioneira na fabricação de cardápios, como cardápio de papel, cardápio de plástico, cardápio em madeira e muitos outros. Ela oferece soluções para que restaurantes e lanchonetes móveis destaquem-se com seus produtos e serviços no mercado.

Veja mais: Jogo Americano ​- ​Canudos ​- ​Cestas de Pães

Precisa de ajuda?