Mesmo em tempos de fast food, montar uma loja de produtos naturais ainda é uma boa opção de investimento, pois conta como diferencial na escolha de alimentos que auxiliam em uma boa alimentação, além de garantir a saúde dos consumidores. Para obter sucesso nesse empreendimento, é preciso conhecer o mercado verde e todos os benefícios que ele tem a oferecer ao seu negócio e aos seus clientes.
Assim como em qualquer segmento, a criação de uma loja de alimentos naturais requer uma gestão eficiente, um planejamento a partir de pesquisas sobre o público alvo e suas necessidades, administração, entre outras informações fundamentais para a sua abertura. A seguir, você encontrará as principais etapas para a montagem de uma loja desse setor.
Loja de alimentos naturais: por onde começar
Em primeiro lugar, o planejamento deve ser alinhado às pesquisas de mercado, público alvo e legislação do negócio. Sendo assim, podemos adiantar que, como cada vez mais pessoas têm buscado por um estilo de vida mais saudável, priorizando o seu bem-estar, o mercado verde apresenta-se como uma das opções de investimento mais promissoras, ainda que não forneça preços competitivos.
Além disso, o público que costuma consumir alimentos naturais é predominantemente de classes mais altas, visto que o custo dos produtos da categoria ainda não é acessível a todos no mercado, devido à sua seleção rigorosa de ingredientes que auxiliam na qualidade de vida.
No caso de questões legislativas, como em qualquer estabelecimento do setor alimentício, deverão ser providenciados documentos de constituição da empresa, alvará e, em alguns casos, licenças de órgãos de saúde para a venda de determinados produtos.
O que vender em uma loja de alimentos naturais
Os cardápios de alimentos naturais vendidos em uma loja podem ser extensos. Desde grãos de todos os tipos até produtos orgânicos, a seleção de produtos pode variar de acordo com o conceito do seu estabelecimento e do seu foco nas vendas. No entanto, na maioria das lojas, destacam-se farinhas integrais, barras de cereais, produtos com zero gordura trans, doces com baixo teor de açúcar, sucos naturais, temperos sem adição de aditivos químicos, bem como chás, cápsulas e suplementos alimentares.
Realizando pesquisas básicas de mercado, é possível verificar que produtos relacionados a emagrecimento e ganho de massa muscular possuem uma demanda maior, sendo recomendado tê-los em maior quantidade nas prateleiras. Uma boa opção, também, é ter à disposição itens básicos para dieta, mas que sejam saborosos ao mesmo tempo, como pães frescos, bolos e tortas de baixa caloria ou sem aditivos químicos.
Como montar cardápios de produtos naturais
Para uma melhor exposição dos produtos para os consumidores, é ideal contar com cardápios que auxiliem na sua comunicação. A opção mais indicada, nesse caso, é a disposição de um cardápio de madeira, que combina com o segmento e a decoração do ambiente.
Com o objetivo de oferecer serviços e produtos de qualidade, além de otimizar a visualização dos itens de sua loja, é fundamental investir em uma boa apresentação. A Menuart é pioneira no segmento de cardápios e produz os mais variados tipos para lojas de alimentos naturais ou qualquer estabelecimento, sempre de maneira personalizada e de acordo com as necessidades do seu cliente.
Veja mais: Cardápio – Cardápio de Plástico – Cardápio Personalizado