A montagem de um cardápio não é algo simples, e demanda muito mais trabalho do que apenas listar os pratos oferecidos no restaurante com os seus respectivos preços e categorias. Na teoria, pode até parecer algo fácil de se fazer, mas, na prática, não é bem assim.
Existem diversas maneiras e dicas voltadas para a montagem do cardápio, que auxiliam na estimulação e imaginação do cliente, de maneira positiva ao olhá-lo. Com isso, o cliente fica ansioso para fazer o pedido na expectativa do seu prato, e isso fará com que ele saia satisfeito e volte mais vezes. Tudo isso resulta em mais vendas para o negócio.
Atente-se para o design do seu cardápio
Ter um cardápio diferenciado é importante para que o seu restaurante se destaque e seja lembrado, por isso a personalização é algo a ser colocada em prática nesse momento. Ela precisa estar de acordo com o estilo e proposta do restaurante, assim como com o seu público-alvo.
Tudo se torna importante, por menor que pareça ser, e pode fazer a diferença. Como a fonte usada e as cores. Cores vibrantes como vermelho e amarelo estimulam a fome, mas precisam ser usadas de forma correta e com moderação. A fonte utilizada não pode ser pequena demais e nem exageradamente grande, é preciso encontrar o equilíbrio. Esse equilíbrio acontece quando ela pode ser lida e entendida facilmente tanto pelos jovens quanto pelos idosos.
O formato do seu cardápio, também é importante
O formato do cardápio também demanda atenção do empreendedor. Existem basicamente dois tipos de layouts que podem ser usados na montagem de um cardápio. Com apenas uma página, forma mais simples, ou em formato de livro com duas páginas ou mais.
Normalmente, o que surte mais efeito é o em formato de livro, com duas páginas ou mais. Mas, logicamente, isso não é uma regra, tudo vai depender do estilo do restaurante e da quantidade de variedades oferecidas. O surgimento de efeito positivo por parte dessa opção é devido a uma aparência moderna, espaçosa e que remete à organização.
A escolha das cores do seu cardápio
As cores possuem papel fundamental na montagem de um cardápio, pois irão proporcionar contraste com as demais informações. Quando usadas incorretamente, podem comprometer a estética de todo o cardápio.
A ideia de adotar uma única cor para o restaurante é muito válida, utilizando-a no restaurante em si, no cardápio e no slogan. Isso faz com que o cliente, sempre que ver aquela cor, se lembre do restaurante. A ideia já está sendo usada por diversos estabelecimentos e funciona muito bem.
Um cardápio bem elaborado, com um design adequado, cores corretas e fontes entendíveis contribuem de forma direta para as vendas de um restaurante. O cardápio é a porta de entrada do cliente e ele irá se basear nele para imaginar o prato e, muitas vezes, comê-lo com os olhos. O visual funciona extraordinariamente bem para estabelecimentos que servem comida, por isso invista em um bom cardápio para o seu restaurante.
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