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Como escolher o modelo de comanda ideal para meu restaurante?

Menuart: Excelência em CardápioBlogComo escolher o modelo de comanda ideal para meu restaurante?

Para que um restaurante seja funcional e atenda aos clientes de forma eficaz, é preciso contar com alguns macetes que irão deixar o atendimento mais fluído e com menor chances de erros.

Um desses macetes, sem dúvida, é o uso de comandas em que o garçom anota todos os pedidos dos clientes e suas observações para o preparo de determinados pratos. Antigamente, era utilizado apenas comandas de papéis, hoje as opções já são mais variadas e cada estabelecimento pode escolher o que melhor atende às suas necessidades.

Neste post, trouxemos informações sobre cada tipo de comanda, suas vantagens e desvantagens, para que escolha o ideal para o seu estabelecimento.

Tipos de comandas utilizadas em restaurantes


Comanda de papel

Esse é um dos modelos mais tradicionais e utilizados, principalmente, em restaurantes mais antigos e de porte pequeno. Dentro dessa categoria de comandas de papel, é possível encontrar a impressa e a de papel em branco.

A demanda impressa, normalmente, é utilizada em restaurantes que têm poucas opções de produtos.

Uma das vantagens é que, nela, já é possível encontrar alguns campos com opções em que o garçom precisa apenas assinalar e informar a quantidade, assim, ele perderá menos tempo durante o atendimento.

Sua desvantagem briga com a vantagem, já que, com as opções de assinalar, o garçom não terá espaço para acrescentar determinadas observações sobre os pedidos. Por esse motivo, esse tipo de comanda é mais utilizado em restaurantes com poucas opções de produtos no cardápio.

Já a comanda de papel em branco é funcional para todos os tipos de estabelecimentos, já que, com ela, é possível que o garçom use todo o espaço para escrever o que desejar.

Sua vantagem é que torna-se possível ter condições suficientes para escrever todas as observações em detalhes para garantir que o prato seja servido como o cliente solicitou.

Por outro lado, a demora em anotar os pedidos e, muitas vezes, a forma como as especificações são escritas pode ser um dos grandes problemas na rotina do restaurante.

Comanda eletrônica

Com o avanço da tecnologia, os restaurantes também contam com a facilidade da comanda eletrônica. Essa demanda é um cartão com uma numeração impressa com código de barras, nele, é colocado o valor do que foi escolhido e o cliente precisa apenas ir ao caixa para pagar a conta ou mesmo o próprio garçom poderá fazer isso de forma rápida e prática.

Além de oferecer maior controle e segurança para o estabelecimento, esse tipo de comanda faz com que o atendimento seja mais rápido e eficaz para o cliente.

A maior desvantagem desse tipo de serviço é o custo para que ele seja implementado no estabelecimento. Comparado aos outros tipos de comandas, esse pode ter um valor de investimento maior.

Porém, se levado em conta todos os benefícios que essa tecnologia trará para o restaurante, vale a pena investir na facilidade para os clientes.

Menus de excelente qualidade são ótimos investimentos

Outro ponto que também deixa o estabelecimento mais rico, completo e com eficácia no atendimento é contar com menus de excelente qualidade e completos em informações.

O menu e a comanda podem trabalhar em conjunto para garantir maior sucesso no atendimento de seu restaurante. Por isso, entre no site da Menuart e confira todas as opções de cardápio que eles oferecem para seus clientes e deixe seu estabelecimento mais prático para os clientes e funcionários.

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