Para atrair e fidelizar seus clientes, o ideal é que a empresa exerça suas atividades a partir de um conhecimento prévio sobre o seu público. Sendo assim, restaurantes, bares e lanchonetes devem analisar os pratos e serviços em seus cardápios que mais agradam aos seus consumidores a fim de gerar possibilidades de retorno.
A seguir, você encontrará as 5 principais dicas para aumentar o número de reservas para o seu estabelecimento de forma eficaz, desde o planejamento até a execução das estratégias para atrair o público final. Acompanhe.
5 ações para aumentar o número de clientes no seu restaurante
Em primeiro lugar, o gerente ou o dono de um restaurante deve pensar como consumidor para executar as estratégias de maneira correta, atraindo e fidelizando cada vez mais clientes para o seu negócio. Sabendo disso, deve-se ter em mente que, além de escolher um lugar para comer, o cliente busca por um ambiente aconchegante e um serviço de qualidade, portanto, é preciso vender experiências positivas.
Defina e entenda o seu público alvo
Para oferecer um atendimento de qualidade e pratos que agradem a todos os paladares, é preciso conhecer o seu cliente. A partir dessa definição, será mais simples direcionar suas ações para o público que o seu restaurante atende por meio de pesquisas sobre o seu perfil, suas preferências, a necessidade que o seu estabelecimento preenche e o quanto estão dispostos a pagar por prato.
Essa avaliação pode ser feita por meio de pesquisas e formulários disponibilizados aos próprios clientes que já frequentam a casa, podendo também pode ser respondida pelos colaboradores, que já lidam com o seu público diariamente. Baseando-se nesses dados, o seu negócio terá mais chances de atrair os consumidores de maneira assertiva.
Priorize um atendimento de qualidade
Não é apenas a primeira impressão que fica, por isso, é fundamental oferecer um serviço de qualidade todo o tempo, sobretudo no atendimento. Priorizar uma boa recepção e assistência significa preocupar-se com o bem-estar e satisfação do cliente, aumentando suas chances de retorno e recomendação aos amigos e familiares. Afinal, uma boa experiência pode ser compartilhada e gerar frutos para o seu negócio, além de contar como um diferencial.
Ofereça treinamentos aos colaboradores
De modo similar ao atendimento, a boa experiência deve se estender a todos os setores de um estabelecimento, como cozinha, caixa, limpeza, entre outros. Assim, o ideal é disponibilizar treinamentos aos colaboradores periodicamente a fim de otimizar suas habilidades e oferecer um bom serviço do início ao fim da permanência do cliente em seu restaurante.
Crie programas de fidelização
Além de atrair novos clientes ao seu restaurante, é muito importante fidelizá-los. Os programas de fidelização são uma prática adotada por diversos estabelecimentos, e eles têm gerado resultados positivos em seu objetivo, com cartões que acumulam pontos conforme a consumação em troca de benefícios, como descontos ou brindes. Investindo nessa estratégia, é possível fazer o seu cliente consumir mais e, consequentemente, retornar mais vezes ao seu estabelecimento.
Invista em uma boa apresentação no cardápio
Mais do que expor seus pratos, bebidas e sobremesas, os cardápios têm como finalidade otimizar a comunicação do seu negócio. Desse modo, por meio de um design polido e de bom gosto, é possível oferecer um material de qualidade aos consumidores, o que transmite credibilidade e elegância na sua apresentação.
Opções de cardápio para o seu estabelecimento
Com o intuito de transmitir confiança e objetividade, há diversas opções de cardápios que são adequados para cada tipo de estabelecimento, como cardápio de madeira, cardápio sintético, cardápio de papel, cardápio de plástico, entre outros. No caso de um restaurante mais rústico, por exemplo, o cardápio de madeira é o ideal, pois combina perfeitamente com o estilo do local e decoração do ambiente.
Para oferecer cardápios de qualidade aos consumidores, a Menuart é uma empresa que produz menus para diversos estabelecimentos, seja em restaurantes, hotéis, cafeterias ou qualquer outro negócio afim. Sendo pioneira no segmento, a empresa fabrica cardápio de acordo com o perfil de cada estabelecimento, oferecendo o melhores modelos e tipos aos seus clientes.
Veja mais: Cardápio – Cardápio de Plástico – Cardápio Personalizado