11 5588-3262 / 2924-1151 / 5021-3399
Rua Onze de Fevereiro, 256 São Paulo/SP
(11) 9.4084-6551

Como adequar o restaurante para admiradores experientes de vinhos

MenuartBlogComo adequar o restaurante para admiradores experientes de vinhos

Ter um restaurante deve ser sinônimo de ter o desejo de oferecer o que há de melhor aos clientes, de modo que eles fiquem plenamente satisfeitos. Uma alternativa interessante para trazer novas possibilidades ao local é o oferecimento de uma boa carta de vinhos.

Para isso, porém, não basta apenas selecionar algumas garrafas, deixá-las guardadas e informar no cardápio que elas estão disponíveis. É fundamental que o espaço esteja pronto para receber clientes interessados nisso, desde o armazenamento até a ambientação e o atendimento.

Veja o que deve ser feito em seu restaurante caso tenha o desejo de oferecer vinhos aos clientes e veja como isso pode levar o estabelecimento a um novo patamar!

Como tornar o restaurante um ambiente adequado para admiradores de vinhos?

O processo deve ser separado em algumas etapas para que atinja a eficácia desejada. Confira:

Tenha sommeliers treinados

Dá-se o nome de sommelier a quem é responsável pelas bebidas alcoólicas em restaurantes, em especial os vinhos. Para que eles sejam oferecidos adequadamente aos clientes, é fundamental a presença desse profissional.

Existe a opção de contratar um sommelier profissional, que já tenha a experiência necessária para o desempenho da função, ou de investir em cursos, treinamentos e certificações para um ou mais dos atuais colaboradores, de modo que eles comecem a desempenhar esse papel. Não apenas o serviço e o atendimento sobre vinhos e bebidas alcoólicas estarão sob a responsabilidade desse profissional, mas também o gerenciamento do estoque de bebidas.

cardapios

Escolha os vinhos de acordo com seu estabelecimento

A opção das bebidas servidas depende diretamente da clientela e do padrão de serviço do seu restaurante. Afinal de contas, a opção por oferecer vinhos precisa ser aceita por quem frequenta o estabelecimento. Se o seu restaurante serve pratos mais cotidianos e de uma culinária geral, então os vinhos escolhidos podem ser aqueles com preços de baixo a médio, que caibam no bolso dos clientes.

Por outro lado, se for um restaurante mais refinado ou que sirva pratos de alguma culinária exótica e diferenciada, os rótulos podem ser rebuscados, já que o público que frequenta o estabelecimento possui um poder aquisitivo diferenciado. Ao planejar os vinhos de acordo com o tipo do estabelecimento, você garante que essa será uma opção lucrativa e bem aceita pelos clientes, o que é bom para ambas partes.

Tenha uma carta de vinhos prática e informativa

A carta está para o vinho assim como o cardápio está para o alimento. Quem frequenta o restaurante precisa conhecer as opções oferecidas com riqueza de detalhes, de modo que a escolha seja assertiva. Esse cardápio especial deve ser elaborado com os nomes dos vinhos, sua safra e algumas características sobre a bebida, como acidez, teor alcoólico e notas, além da vinícola responsável por sua produção e de possíveis harmonizações com aquele rótulo.

Com isso, ainda que o cliente não tenha um conhecimento tão aprofundado a respeito da bebida, ele poderá checar suas informações e saber o que está consumindo.

Aprimore o serviço do seu restaurante!

Grandes apaixonados por vinhos fazem com que cada taça seja uma história, em que consta um produtor, um tipo de uva, uma harmonização perfeita e uma safra especial. Além disso, eles precisam ver que os acessórios e taças são adequados ao serviço, e ter isso a seu favor conta muito.

Ao disponibilizar um sommelier para o atendimento e boas garrafas para acompanhar os pratos, você indica um cuidado especial com a clientela, que, por sua vez, passará a gostar cada vez mais do estabelecimento.

Veja mais sobre a experiência de seu cliente

A Menuart é uma empresa pioneira no desenvolvimento de vários tipos de cardápio para bares, restaurantes, lanchonetes e afins, que tem como objetivo oferecer produtos funcionais, com design de alta qualidade e que agreguem valor, ao mesmo tempo em que mantêm os clientes informados sobre o que é servido.

Veja mais: Canudos de papel | Cardapio de Lanchonete | Jogo americano Personalizado

Chat