dicas para restaurante

Cardápio infantil: saiba como preparar

Elaborar um cardápio não é tarefa fácil, já que é preciso pensar no paladar de várias pessoas e grupos. As crianças possuem preferências peculiares no que tange à alimentação, já que estão habituadas a sabores diferentes daqueles consumidos pelos adultos. 

Isso significa que quem tiver cardápios pensados nos pequenos tende a ter uma grande procura por parte dos pais, já que nem todo estabelecimento oferece este tipo de alimentação. 

Se você quer ser um desses restaurantes, saiba quais medidas podem ser adotadas para tornar-se uma das opções preferidas dos pais e, assim, abocanhar uma parcela significativa do mercado culinário. 

Como preparar um cardápio infantil?

Ainda que não seja algo tão comum entre os restaurantes, felizmente a preparação não é tão complicada assim! Dá só uma olhada nas nossas dicas: 

  • Evite o uso de condimentos artificiais. Essa é uma recomendação para todas as pessoas, especialmente para as crianças, já que o excesso de sódio e de ingredientes artificiais presentes em tais condimentos não é benéfico à saúde. Invista em temperos naturais, o que agradará os pais e mostrará aos pequenos que o sabor não deve estar relacionado à falta de saúde. 
  • Pense no lúdico para a preparação dos pratos. Diferente do que acontece com a maioria dos adultos, as crianças precisam de uma motivação especial para se alimentar. Uma boa pedida é considerar o elemento lúdico, ou seja, fazer com que a refeição torne-se divertida e agradável para elas. Você pode utilizar alimentos de várias cores ou optar pelos clássicos “rostinhos”, que podem ser feitos com cenoura, batata, ervilha ou quaisquer outros ingredientes. Uma pitada de diversão vai muito bem! 
  • Coloque alimentos “menos queridos” na preparação de receitas. Nem toda criança gosta de escarola, cenoura, brócolis, espinafre e afins. Porém, se eles forem adicionados em uma torta de legumes, um bolinho assado ou alguma outra preparação, provavelmente tais ingredientes serão consumidos mesmo sem saber e, de quebra, aproveitando todos os seus nutrientes e vitaminas. A alternativa funciona até para os adultos! 
  • Ofereça um brinde junto com a refeição. Para que a criança se sinta presenteada, você pode oferecer uma gelatina, uma salada de frutas ou uma garrafinha de suco natural. Além de ser mais uma oportunidade de introduzir alimentos saudáveis, a refeição ganha em valor agregado. 
  • Trabalhe com preços acessíveis na medida do possível. Mesmo que seja difícil encontrar muito cardápios para crianças, isso não significa que os pratos tenham que apresentar um valor muito alto. Ao oferecê-los a preços justos, os pais se sentirão muito felizes e satisfeitos ao perceberem o carinho com que você está olhando para elas. 
  • Tenha cardápios exclusivos para as crianças. Que tal ter um cardápio exclusivo para as preparações infantis, repleto de cores, personagens e elementos lúdicos? As crianças ficarão super felizes com isso, o que também aumenta as chances de que peçam para os pais comprarem as refeições ali demonstradas. 

Você tem grandes chances de ser o primeiro estabelecimento a ter um cardápio voltado às crianças da região. Mesmo que não seja pioneiro neste sentido, ser uma opção para os pais o coloca à frente de vários outros restaurantes, o que certamente pode impactar em seu sucesso a curto, médio e longo prazo. 

A Menuart é a empresa ideal para a confecção do cardápio citado, já que conta com uma equipe especializada na área, que pensa em todos os detalhes para a entrega de um produto de excelente qualidade. Desde o design aos materiais empregados, a empresa trabalha sempre de modo a superar até mesmo as mais altas expectativas, além de oferecer valiosas dicas para restaurantes, visando à evolução e otimização do seu negócio.

Veja mais: ​ Banner Lanchonete​ – ​ Menu Cardápio​ – ​ Gestão Restaurante

Precisa de ajuda?