Algo que, com certeza, ninguém esperava para este ano era o acontecimento de uma pandemia grave que afetou e continua afetando todo o mundo: pessoas assustadas com o número de infectados e vítimas fatais, economia prejudicada, mudanças e cuidados extras na rotina de todos.
Entre todas as mudanças pelas quais o ano de 2020 está passando por conta do novo coronavírus, uma das principais são as exigências do governo em relação aos comércios, entre eles bares e restaurantes.
O decreto é que, em algumas cidades do País, todo comércio que não seja considerado essencial seja fechado, ou seja, bares e restaurantes não poderão abrir.
Como lidar com o fechamento de seu estabelecimento em meio a uma crise como esta ou, até mesmo, como lidar com a diminuição de clientes no caso de cidades em que esse fechamento ainda não foi exigido?
Separamos algumas dicas que irão ajudar o seu estabelecimento a passar por esse momento difícil para todos.
Para bares e restaurantes ainda com circulação de pessoas
Para garantir que todos os clientes e colaboradores fiquem o mais seguro possível, é essencial tomar algumas medidas de proteção. Algumas delas são: manter mesas distantes umas às outras (pelo menos, 1 metro de distância) e, se possível, evitar que os clientes se sentem para comer no local.
Além disso, disponibilizar álcool em gel suficiente para os clientes e um local à vista para que lavem bem as mãos. Se for possível, instale uma torneira com sensor, para que não haja necessidade de colocar as mãos para abri-la ou fechá-la.
Outra medida excelente para garantir que seu estabelecimento esteja com o maior nível de segurança possível é medir a temperatura das pessoas antes que elas entrem no local, assim, se alguma estiver febril, já não será permitida sua entrada para o bem comum.
Ainda na entrada, é essencial disponibilizar álcool em gel para que os clientes o passem antes de entrar no estabelecimento.
Sabemos que, para o meio ambiente, não é nada sustentável utilizar descartáveis, mas, em meio a uma pandemia como essa, é viável utilizar pratos, copos e talheres que sejam descartáveis, e solicitar para que o próprio cliente jogue esses pertences em uma lixeira que o restaurante deixará disponível. Explique a situação; certamente, as pessoas irão entender que esse cuidado é para a proteção de todos.
Para bares e restaurantes que foram fechados
Grande parte dos estados e cidades exigiu o fechamento de estabelecimentos em que ocorrem aglomerações de pessoas; bares e restaurantes estão na lista. Diante de uma pandemia em que não sabemos ao certo quando tudo vai passar e voltar ao normal, ficar sem trabalhar é uma das grandes preocupações.
É importante tomar alguns cuidados para cuidar da parte financeira do estabelecimento, assim, o impacto será menor tanto para o empresário como para os funcionários.
Uma boa opção é conceder férias para os funcionários que já estão com elas vencidas. Essa é uma forma de dispensar os funcionários sem ter que mandá-los embora.
Ter capital para lidar com emergências como essa é fundamental para não prejudicar o seu estabelecimento e também seus funcionários. Por mais difícil que esteja a economia no momento, quem não tem um capital reservado sofre consequências ainda maiores.
Uma boa opção para continuar o trabalho é realizar delivery, assim, poderá manter uma parte da equipe trabalhando, mas, claro, com todos os cuidados essenciais para não haver o contágio da doença.
Aproveitar esse momento para levar a comida até o cliente é fundamental, ainda mais que grande parte das pessoas optou por pedir suas refeições em casa. Não perca essa oportunidade!
A Menuart é uma empresa que desenvolve cardápio dos mais diversos modelos para diferentes tipos de estabelecimentos, como restaurantes, bares, hotéis, etc. Pensando no bem de seus clientes e leitores, a Menuart disponibiliza conteúdos ricos em informação para deixar esse momento mais leve e seguro. Juntos, iremos passar por tudo isso!
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