Surpreender o cliente e fazer com que ele se sinta bem em seu restaurante é algo importante para o faturamento do seu negócio, por isso, é preciso tomar diversos tipos de cuidados para satisfazê-lo e, assim, fidelizá-lo em seu negócio.
Os cuidados e detalhes a serem pensados no momento de cuidar do seu restaurante são inúmeros e, entre eles, está a carta de vinhos em que o cliente irá conhecer quais são os tipos de vinhos que estão disponíveis em seu restaurante.
No momento de montar essa carta de vinhos, é preciso ter cuidado em relação às informações presentes nela, pois é preciso levar em conta que, muitas vezes, irá chegar em seu restaurante um cliente que não conhece nada a respeito da bebida e precisa entendê-la, ou até mesmo um cliente que entende muito e precisa encontrar informações corretas nessa carta.
Além das informações, existem diversos pontos diferentes que precisam ser levados em conta no momento de fazer essa carta de vinhos e é a respeito deles que iremos falar no post de hoje.
É preciso ter uma ordem de colocação dos vinhos
Para que a sua carta de vinhos seja montada de forma correta, é preciso saber que existe uma ordem para colocá-los e essa ordem deve ser geográfica. É preciso iniciar pelos vinhos do país e região em que o restaurante está localizado.
Se houver alguma região do país em que o restaurante é inspirado, seja em pratos ou mesmo no estilo, coloque esses vinhos no topo da lista.
Após separar todos os tipos da região e do país, essa colocação poderá ser feita através dos gêneros. Por exemplo, os aperitivos, os fortificados e, por último, os espumantes.
Informações sobre os vinhos
Mencionamos no início deste post que é importante ter informações corretas e apenas as necessárias na carta, pois, quando existem muitos detalhes desnecessários, pode atrapalhar o cliente no momento de escolher a sua bebida.
Existem algumas informações que são necessárias, como o nome completo do vinho, sua DOC (Denominação de Origem Controlada) e também a sua safra. Além disso, é preciso colocar também o nome da vinícola onde ele foi produzido, seu teor alcoólico e, claro, o preço da garrafa ou das taças, cada uma em seu tamanho e valor.
Além dessas informações que são fundamentais para que a carta de vinhos fique completa, é preciso ter também um menu explicativo a respeito de cada vinho, pois isso irá auxiliar os clientes que não entendem com precisão a respeito da bebida.
Acrescente nessa parte de menu explicativo informações a respeito da harmonização de cada tipo de vinho, isso irá agradar o cliente e ele fará, ainda, a escolha certa tanto da bebida quanto do prato.
Cuide bem do design e layout da carta de vinhos
Assim como os cardápios, a carta de vinhos precisa ser feita com cuidado e com o máximo de riqueza em detalhes, pois também é através dela que os clientes irão escolher se vão ou não apreciar um vinho neste local.
Para essa carta de vinhos, escolha um layout mais claro e simples, acrescente as informações necessárias, sem muitas delongas, pois, ao contrário, poderá deixar o entendimento sobre a bebida mais difícil.
Além disso, escolha um design moderno e que combine com o estilo do restaurante para que todas as informações se relacionem entre si e o cliente perceba que cada detalhe foi pensado com muito esmero e atenção. Lembre-se de que muitos clientes levam isso em consideração ao escolher o seu restaurante preferido.
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