Você já determinou a imagem que o seu estabelecimento deseja transmitir aos clientes? Se sim, o design de seu cardápio está alinhado a essas especificações? Se a resposta for negativa, é o momento de renovar as suas estratégias e investir em um menu de qualidade, que se adeque aos clientes que frequentam o seu estabelecimento, bem como à decoração do local.
Como exemplo, um restaurante de culinária italiana, que prioriza uma comunicação mais autêntica e sofisticada, certamente irá apostar em um cardápio de couro para otimizar o seu relacionamento com o cliente desde a escolha do prato.
Para isso, existe uma série de fatores que contribuem para uma melhor comunicação em restaurantes, bares, pizzarias, entre outros, como a engenharia por trás do design dos cardápios, sua importância e o fator chave para a melhora da experiência de consumo. Neste artigo, você encontrará todas as informações necessárias para comunicar-se com seus clientes de maneira assertiva.
Psicologia do design para cardápios
Se o seu objetivo é aumentar as vendas do seu estabelecimento, por exemplo, saiba que há maneiras de influenciar uma escolha do cliente a partir de um conjunto de técnicas cujo embasamento é a psicologia do design. Estratégias como a escolha de cores, descrições e, até mesmo, diagramação do cardápio podem influenciar diretamente o pedido de seus consumidores, uma vez que são realizadas pesquisas e análises para que o artifício seja utilizado de forma adequada.
Sendo assim, toda criação de cardápio deve passar pelos seguintes tópicos:
– Seleção de cores;
– Descrições dinâmicas dos pratos;
– Qualidade das fotos;
– Boa diagramação;
– Utilização de números “quebrados” no preço (29,99 em vez de 30 reais);
– Cartela de opções.
Por que investir em um design de qualidade é importante
Visto que um cardápio pode motivar ou otimizar a experiência de consumo de um cliente, é preciso contar com um material e design de qualidade, afinal, na maioria das vezes, a primeira impressão é a que fica, e ela vale muito.
De acordo com uma pesquisa publicada pela “International Journal of Hospitality Management”, os consumidores, majoritariamente, são mais influenciados pelo layout do menu do que por suas preferências de pedido. Isso significa que investir em um modelo de cardápio que se adeque ao seu público-alvo garante pontos nas vendas em seu estabelecimento, além de aumentar as taxas de fidelização de inúmeros clientes, incluindo um bom atendimento.
Como otimizar a experiência de consumo em estabelecimentos
Um dos primeiros passos para conquistar e fidelizar seus clientes é, certamente, dispor de um excelente atendimento, e isso começa na disposição de seus pratos, bebidas e sobremesas em um único cardápio, que visa simplificar a escolha de seus consumidores. A partir de um design adequado, é possível visualizar suas opções de pedido, bem como diferenciar os pratos de acordo com sua descrição, preço e acompanhamentos.
Funcionando como um auxiliar, até mesmo para os colaboradores de um estabelecimento, um cardápio também pode sugerir opções da casa para que o cliente obtenha uma melhor experiência de consumo no local. Portanto, um restaurante ou pizzaria podem incluir no menu uma “sugestão do chef” para nortear os clientes que estão indecisos de alguma forma.
A Menuart atua, de forma pioneira, na fabricação de diversos modelos de cardápios a partir da criação de cardápio de couro e outros tipos para restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, cafeterias, hotéis e muito mais, tudo de modo personalizado.
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